INSS faz alerta sobre cadastros dos beneficiados

Atenção assegurados do INSS. Aqueles que recebem algum tipo de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social precisam manter seus dados de cadastro atualizados. Em seu portal oficial, o INSS informou que dados como endereço, telefone e e-mail são utilizados para validar os cadastros de cada beneficiário e por isso devem estar sempre em dia.

INSS publica regras sobre cadastro de benefícios
INSS publica regras sobre cadastro de benefícios

Para editar as informações, basta acessar o Meu INSS ou ligar para a central 135. Quem desejar, também pode fazer isso no próprio aplicativo do Meu INSS.

O serviço é simples e rápido, entrando na conta já cadastrada o usuário deve verificar se os dados estão corretos. O login do é feito por meio do número do CPF e da senha. Ao acessar, na coluna do lado esquerdo há a opção  “Alterar dados de contato”.

Acesse também: Inclusão de contribuições do INSS no IR serão suspensas

No caso das atualizações por ligação, o beneficiário precisará informar sua data de nascimento, CEP, nome completo e CPF. Na sequência, entrará em contato com um atendente solicitando as mudanças. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Como fazer o cadastro no Meu INSS?

Por ser o principal canal de informações do instituto, é recomendado que todos os beneficiários possua um cadastro no portal. Para isso, basta acessar o acesso.gov.br e clicar em “Crie sua Conta”. Será aberta uma página solicitando dados cadastrais como: CPF, nome completo, telefone celular e e-mail.

Na sequência, após selecionar “continuar”, abrirá uma nova aba para a conformação dos dados. Serão perguntadas informações como: data de nascimento, nome da mãe, empresas onde trabalhou, se já contribuiu para o INSS com carnê, se já recebeu benefício previdenciário, bem como o salário sobre o qual contribuiu por último.

Por fim, será solicitado a criação de uma senha de acesso para ser usada posteriormente.

Consultar extrato INSS pela internet

O portal permite a consulta do extrato, de modo que o beneficiário consiga ter acesso a todos os valores recebidos ao longo dos últimos meses e também consiga consultar novos depósitos. Para isso é preciso:

  • Primeiramente, acessar o site do Meu INSS;
  • No menu, clicar em Histórico de Crédito de Benefício;
  • Fazer seu login usando os dados do cadastro e confira seu extrato.

Benefícios do Instituto e consultas online

No portal podem ser consultados os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença acidentário;
  • Aposentadoria especial;
  • Auxílio-acidente;
  • Pensão por morte;
  • Salário-maternidade.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSS faz alerta sobre cadastros dos beneficiados

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA