INSS faz alerta sobre cadastros dos beneficiados

Atenção assegurados do INSS. Aqueles que recebem algum tipo de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social precisam manter seus dados de cadastro atualizados. Em seu portal oficial, o INSS informou que dados como endereço, telefone e e-mail são utilizados para validar os cadastros de cada beneficiário e por isso devem estar sempre em dia.

INSS publica regras sobre cadastro de benefícios
INSS publica regras sobre cadastro de benefícios

Para editar as informações, basta acessar o Meu INSS ou ligar para a central 135. Quem desejar, também pode fazer isso no próprio aplicativo do Meu INSS.

O serviço é simples e rápido, entrando na conta já cadastrada o usuário deve verificar se os dados estão corretos. O login do é feito por meio do número do CPF e da senha. Ao acessar, na coluna do lado esquerdo há a opção  “Alterar dados de contato”.

Acesse também: Inclusão de contribuições do INSS no IR serão suspensas

No caso das atualizações por ligação, o beneficiário precisará informar sua data de nascimento, CEP, nome completo e CPF. Na sequência, entrará em contato com um atendente solicitando as mudanças. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Como fazer o cadastro no Meu INSS?

Por ser o principal canal de informações do instituto, é recomendado que todos os beneficiários possua um cadastro no portal. Para isso, basta acessar o acesso.gov.br e clicar em “Crie sua Conta”. Será aberta uma página solicitando dados cadastrais como: CPF, nome completo, telefone celular e e-mail.

Na sequência, após selecionar “continuar”, abrirá uma nova aba para a conformação dos dados. Serão perguntadas informações como: data de nascimento, nome da mãe, empresas onde trabalhou, se já contribuiu para o INSS com carnê, se já recebeu benefício previdenciário, bem como o salário sobre o qual contribuiu por último.

Por fim, será solicitado a criação de uma senha de acesso para ser usada posteriormente.

Consultar extrato INSS pela internet

O portal permite a consulta do extrato, de modo que o beneficiário consiga ter acesso a todos os valores recebidos ao longo dos últimos meses e também consiga consultar novos depósitos. Para isso é preciso:

  • Primeiramente, acessar o site do Meu INSS;
  • No menu, clicar em Histórico de Crédito de Benefício;
  • Fazer seu login usando os dados do cadastro e confira seu extrato.

Benefícios do Instituto e consultas online

No portal podem ser consultados os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença acidentário;
  • Aposentadoria especial;
  • Auxílio-acidente;
  • Pensão por morte;
  • Salário-maternidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.