Atenção assegurados do INSS. Aqueles que recebem algum tipo de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social precisam manter seus dados de cadastro atualizados. Em seu portal oficial, o INSS informou que dados como endereço, telefone e e-mail são utilizados para validar os cadastros de cada beneficiário e por isso devem estar sempre em dia.
Para editar as informações, basta acessar o Meu INSS ou ligar para a central 135. Quem desejar, também pode fazer isso no próprio aplicativo do Meu INSS.
O serviço é simples e rápido, entrando na conta já cadastrada o usuário deve verificar se os dados estão corretos. O login do é feito por meio do número do CPF e da senha. Ao acessar, na coluna do lado esquerdo há a opção “Alterar dados de contato”.
Acesse também: Inclusão de contribuições do INSS no IR serão suspensas
No caso das atualizações por ligação, o beneficiário precisará informar sua data de nascimento, CEP, nome completo e CPF. Na sequência, entrará em contato com um atendente solicitando as mudanças. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Como fazer o cadastro no Meu INSS?
Por ser o principal canal de informações do instituto, é recomendado que todos os beneficiários possua um cadastro no portal. Para isso, basta acessar o acesso.gov.br e clicar em “Crie sua Conta”. Será aberta uma página solicitando dados cadastrais como: CPF, nome completo, telefone celular e e-mail.
Na sequência, após selecionar “continuar”, abrirá uma nova aba para a conformação dos dados. Serão perguntadas informações como: data de nascimento, nome da mãe, empresas onde trabalhou, se já contribuiu para o INSS com carnê, se já recebeu benefício previdenciário, bem como o salário sobre o qual contribuiu por último.
Por fim, será solicitado a criação de uma senha de acesso para ser usada posteriormente.
Consultar extrato INSS pela internet
O portal permite a consulta do extrato, de modo que o beneficiário consiga ter acesso a todos os valores recebidos ao longo dos últimos meses e também consiga consultar novos depósitos. Para isso é preciso:
- Primeiramente, acessar o site do Meu INSS;
- No menu, clicar em Histórico de Crédito de Benefício;
- Fazer seu login usando os dados do cadastro e confira seu extrato.
Benefícios do Instituto e consultas online
No portal podem ser consultados os seguintes benefícios:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença acidentário;
- Aposentadoria especial;
- Auxílio-acidente;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.