Atualização de cadastro do Bolsa Família na Bahia se aproxima do prazo final

Pessoas que têm cadastro no Bolsa Família, e são residentes na cidade de Salvador, devem ficar atentos ao prazo final para acompanhamento obrigatório de saúde. O não comparecimento para as alterações pode gerar desde advertências até o bloqueio ou a suspensão do recebimento do benefício.

Atualização de cadastro do Bolsa Família na Bahia se aproxima do prazo final
Atualização de cadastro do Bolsa Família na Bahia se aproxima do prazo final

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), quase 118 mil participantes do programa ainda não realizaram o comparecimento em um dos 140 postos da rede básica de saúde.

O procedimento é um dos pré-requisitos para a garantia do cadastro no Bolsa Família. A data final para regularização é na próxima segunda-feira (30).

Leia mais: Cancelamento do Bolsa Família atinge centenas de pessoas em SP

A SMS ainda detalha que apenas 52% dos 229 mil beneficiários residentes na capital baiana foram às unidades de saúde até o momento. Os atendimentos nas unidades básicas de saúde estão disponíveis a partir desta quinta-feira (26).

Devem ir aos postos de saúde os cadastrados que têm entre os dependentes: crianças menores de sete anos, mulheres em idade fértil (14 e 44 anos) e gestantes de qualquer idade.

Comparecendo no local, deverá apresentar o cartão do Bolsa Família onde consta o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e a caderneta do pré-natal das gestantes.

Cadastro do Bolsa Família e saúde

O governo federal estabelece diversos critérios para a inclusão e permanência no programa. Um dos mais desconhecidos é a necessidade de ter cuidados básicos com a saúde das crianças participantes do núcleo familiar e beneficiárias.

De acordo com o governo, as famílias precisam manter em dia o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos.

Além de levá-las ao posto de saúde para que sejam pesadas, medidas e tenham o crescimento monitorado.

Ainda é descrito que beneficiadas gestantes devem realizar todo o pré-natal. As medidas asseguram a supervisão para com a saúde da família. O não cumprimento poderá reverter no cancelamento do auxílio.

O programa

Criado em 2003, o Programa Bolsa Família presta assistência financeira a famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. Com o intuito de garantir seu acesso à renda, a direitos sociais e a ações complementares que ampliam as possibilidades de desenvolvimento da família.

O valor repassado varia conforme o número de membros da família, idade e renda declarada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!