Cancelamento do Bolsa Família atinge centenas de pessoas em SP

O programa do Bolsa Família está realizando um pente-fino. Com isso, milhares de cadastros estão passando pelo cancelamento do Bolsa Família e perdendo o direito ao salário mensal. Como é o caso de centenas de famílias do Estado de São Paulo que foram pegas por irregularidade. 

Cancelamento do Bolsa Família atinge centenas de pessoas em SP
Cancelamento do Bolsa Família atinge centenas de pessoas em SP

Segundo o Ministério da Cidadania cerca de 10 mil famílias da Região Metropolitana de Campinas (RMC) não estão mais recebendo o dinheiro pago pelo programa.

O órgão informou, em nota, que os cancelamentos do Bolsa Família foram causados pelo processo de averiguação, revisão cadastrais, fiscalização, desligamentos voluntários, descumprimento de condicionalidades, e o não cumprimento das condições necessárias para a manutenção dos benefícios.

Leia também: Bolsonaro muda processo de inscrição do Bolsa Família para 2020

O órgão explicou que as concessões dos benefícios, dependem de quantas famílias estão aptas para ingressarem no programa e também da estratégia de gestão da folha de pagamento. A folha é flutuantes, por conta dos processos de inclusão, exclusão e até de manutenção das famílias.

Em entrevista ao portal R7, o professor do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pedro Rossi, disse que a pasta está na verdade reduzindo sua abrangência por meio dessas atualizações cadastrais.

O professor disse ainda que isso só prejudica a população que é mais pobre no país.

“O corte de gastos sociais incide neles não só na Assistência Social, mas na Saúde e Educação”, disse. A política econômica adotada, pensa, “aumenta a pobreza, a miséria e a desigualdade”.

Em outros municípios também foram registradas baixas, como em Hortolândia, que foi o segundo maior município com baixas, passando de 10.493 para 8.674, perda de 1.819, ou seja, 17% a menos.

No ranking, Sumaré foi a terceira cidade a ter mais cadastros inativados, que antes tinham 7.992 e caiu para 7.308, redução de 8% nos cadastros inativos.

O Bolsa família é um programa que surgiu em 2003, com o objetivo de transferir renda para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e de pobreza por todo o país.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cancelamento do Bolsa Família atinge centenas de pessoas em SP

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA