Despesas do governo com Bolsa Família e INSS são liberadas em portal

A Controladoria-Geral da União (CGU) está com dois novos painéis de informações relacionados as despesas geradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelo Bolsa Família. A partir de agora, quem desejar conferir os gastos públicos direcionados para o programa terá acesso a toda entrada e saída financeira.

Despesas do governo com Bolsa Família e INSS são liberadas em portal
Despesas do governo com Bolsa Família e INSS são liberadas em portal

Na página do INSS há dois tipos de consulta: o primeiro sobre pagamentos e o segundo sobre a concessão de benefícios. Nelas é possível se informar sobre os valores das aposentadorias, pensões, benefícios por incapacidade, auxílio maternidade, auxílio reclusão e mais.

Além disso, o portal libera também quantidade de benefícios assistenciais relacionados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), nas modalidades idosas e pessoa com deficiência.

Leia também: Mudanças no Bolsa Família serão analisadas por comissão

Segundo os gestores, o objetivo da medida é proporcionar transparência e permitir que institutos de pesquisa possam consultar os valores ofertados no INSS.

Ao visitar o portal, é possível saber exatamente a quantidade de benefícios pagos e ter acesso as informações financeiras previstas para os próximos 12 meses.

Para facilitar a busca, foram criados filtros a partir da modalidade de cada benefício, sendo eles: previdenciários (aposentadoria, pensão, auxílio maternidade), por clientela (rural ou urbana), por tipo de concessão (administrativa ou judicial), por região (Unidade da Federação, Superintendência Regional do INSS, Gerência-Executiva ou Agência da Previdência Social) e por período (a partir de janeiro de 2016).

Bolsa Família

No segundo painel, estão presentes todos os gastos destinados ao programa social. Lá os dados são relacionados aos valores das bolsas, pagamentos realizados, dinheiro investido e mais.

Os pesquisadores e curiosos poderão consultar por meio dos seguintes filtros: faixa de renda per capita da família do beneficiário, tempo desde a última atualização cadastral, situação do cadastro da família, quantidade de membros no grupo familiar.

Constarão também os valores pagos mensalmente, quantidade de cadastrados, quanto cada um recebe, percentual da população beneficiada, gasto nacional do projeto e mais.

O portal é responsável por divulgar todos os valores retirados dos cofres públicos. Fundos de campanhas eleitorais, pagamentos de salários dos servidores, dinheiros destinados a projetos e medidas provisórias, entre outros, são informados para a população.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Despesas do governo com Bolsa Família e INSS são liberadas em portal

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA