Você sabe o que é o seguro desemprego? Trata-se de um beneficio concedido pelo governo federal que garante que o trabalhador, demitido sem justa causa, possa receber um valor temporário de modo que o assegure até encontrar outro trabalho.
O pagamento se estende por um período de três meses e também é oferecido especialmente para pescadores em período defeso e trabalhadores retirados de situações semelhantes a escravidão.
Seu valor varia de acordo com a faixa salarial recebida pelo funcionário e é concedido pela Caixa Econômica Federal.
Leia também: Descontos no seguro desemprego: mitos e verdades
Antes de iniciar o saque do seguro desemprego, é preciso ter em mãos a seguinte lista de documentos e levá-la até um ponto do Ministério do Trabalho e Emprego:
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP
- Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego
- TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço
- Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos
- CPF
Mais tarde, o titular do benefício deve comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal para dar entrada no pedido de liberação do dinheiro. O banco é o responsável por fazer o depósito da quantia.
Prazo para solicitar o benefício
Apesar de ser um direito trabalhista, é preciso estar atendo pois o serviço tem um prazo de solicitação. O trabalhador precisa dar entrada no processo de retirada financeira por meio da solicitação do auxílio em até no máximo 120 dias pós demissão.
Os prazos varias de acordo com a modalidade de serviço, nos quais você pode conferir abaixo:
- Trabalhador formal – do 7º ao 120º dia
- Bolsa qualificação – durante a suspensão do contrato de trabalho
- Empregado doméstico – do 7º ao 90º dia
- Pescador artesanal – até 120 dias
- Trabalhador resgatado – até o 90º dia
Onde sacar o seguro desemprego?
O pagamento é administrado pela Caixa Econômica Federal. Então para recebe-lo, basta ir a qualquer agência, com a documentação explicitada e se direcionar até os guichês de atendimento. Aqueles que possuem o cartão cidadão podem fazer a retirada direto nos caixas eletrônicos.