IPVA 2019 ainda pode ser pago em alguns estados

Os contribuintes brasileiros que ainda não quitaram a sua dívida do IPVA 2019,  podem realizar o pagamento do imposto desse ano. Emitindo por meio do site do Detran do seu estado a guia para regularizar os débitos em atraso. 

IPVA 2019 ainda pode ser pago em algumas cidades
IPVA 2019 ainda pode ser pago em algumas cidades

O IPVA é um imposto estadual e o valor que será pago pelo contribuinte varia conforme o Estado em que está registrado.

O dinheiro arrecadado com esses impostos é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte do estado e do municípios que o automóvel foi emplacado.

Leia mais: Isenção IPVA do Maranhão: entenda quem recebe o benefício

Para calcular a quantia do imposto os governos estaduais utilizam como base o valor atribuído pela tabela FIPE, que define o preço de mercado do veículo por meio do modelo, marca e ano do automóvel.

Por conta dos inúmeros contribuintes inadimplentes, os estados brasileiros estendem o prazo para que os motoristas realizem a quitação dessa dívida. 

Os proprietários que não quitaram o débito devem ficar cientes de que quando forem realizar o pagamento serão cobrados juros e multas pelo atraso.

Para emitir um boleto com essas correções, é necessário que os contribuintes entrem no site da Secretaria da Fazenda do seu Estado (Sefaz). 

Alguns locais até oferecem aos seus contribuintes a opção de parcelamento da dívida que está ativa. Porém o motorista deve fechar um acordo com a Sefaz e seguir as ordens para quitar os carnês.

Vale lembrar que os transportes que circularam pelas vias do país tendo o IPVA 2019 vencido, receberão multa tanto no RENAVAM como na habilitação do proprietário. De grau gravíssimo. 

Em blitz policial para averiguação dos documentos, o veículo pode ser apreendido caso seja encontrados atrasos. Já que sem o imposto pago, o certificado de licença daquele ano não é emitido.

Caso o contribuinte não realize a quitação da dívida após a negociação, o seu nome volta a ser inscrito em dívida ativa.

A partir de janeiro de 2020 um novo tributo entra em vigência, acumular mais de um imposto, além de ser prejudicial para saúde financeira, ainda impede o automóvel de transitar legalmente.

Embora a Sefaz seja a responsável pelo IPVA, o Detran também permite que seja emitido o boleto para pagamento do tributo em seu site.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2019 ainda pode ser pago em alguns estados

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA