Segunda via IPVA 2020 Santa Catarina: confira como emitir

Os brasileiros têm, no início do ano, que realizar o pagamento de impostos fixos como o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Alguns contribuintes precisam ou preferem se adiantar para imprimir o carnê de pagamento. Veja como imprimir a segunda via do IPVA 2020 Santa Catarina.

Segunda via IPVA 2020 Santa Catarina: confira como emitir
Segunda via IPVA 2020 Santa Catarina: confira como emitir

O IPVA é um imposto estadual e o valor que será pago pelo contribuinte varia conforme o Estado em que o veículo está registrado. O dinheiro que é arrecadado com esses impostos é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte.

Da quantia total, 50% são destinados para o governo do estado e outros 50% encaminhados em recursos para o município em que o automóvel foi emplacado.

Saiba também: IPTU e IPVA 2020: quando vale a pena antecipar pagamento?

Em Santa Catarina há mais de 5 milhões de veículos, deste montante 3,3 milhões pagam o imposto. Isso porque alguns são isentos ou imunes do pagamento do tributo.

Porém, alguns dos contribuintes catarinenses estão inadimplentes com o Estado, e para regularizar a sua situação os motoristas podem fazer a emissão da segunda via do IPVA de Santa Catarina 2019 por meio da internet.

Também aderem ao serviço virtual aqueles que desejam adiantar a quitação da taxa referente a 2020, e não esperam o boleto chegar em casa.

Segunda via IPVA Santa Catarina

Para o primeiro passo o contribuinte deve acessar o site do Detran de Santa Catarina.

Após isso é necessário procurar o ícone veículos e clicar sobre ele. 

Assim, o contribuinte será redirecionado a outra página, na qual ele deverá preencher com a placa do seu veículo, o renavam e depois clicar em OK. 

A página será atualizada e aparecerá a opção de impressão da segunda via do boleto para o pagamento. 

VaLe lembrar que não realizar o pagamento do IPVA em dia, gera juros e multas. Além disso, se o motorista não pagar o imposto não será possível realizar o licenciamento do seu veículo.

O IPVA atrasado também é considerado como infração gravíssima e resulta em multa e possível apreensão do automóvel.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!