Vale creche para crianças carentes é anunciado por Guedes

Brasileiros cadastradas no Bolsa Família poderão ter acesso a um vale creche nos próximos anos. Nessa quarta-feira (18), em coletiva de imprensa realizada em Brasilia, o ministro da economia, Paulo Guedes, anunciou a criação de uma medida que tem como objetivo fornecer bolsas para as crianças serem matriculadas em creches particulares.

Vale creche para crianças carentes é anunciado por Guedes
Vale creche para crianças carentes é anunciado por Guedes

Segundo ele, trata-se de um projeto que tem como objetivo ajudar milhares de brasileiros em situação de pobreza e desigualdade social.

Em sua fala, defendeu que muitas mães deixam de trabalhar por não terem onde deixar os pequenos. Ao fornecer uma ajuda de custo para as creches o governo estará incentivando-as mulheres a entrar no mercado.

Leia também: BPC e Bolsa Família são pauta para reajuste no valor

O projeto será voltado para as famílias mais pobres e permitirá que estas matriculem seus filhos através da criação de um sistema para conceder vales. É válido lembrar que, no Bolsa Família, os cadastrados têm acesso as escolas públicas. Entretanto, Guedes reforçou que há muita regiões sem vagas o suficiente para atender a todos.

Vem aí o voucher para creche para crianças. O maior impacto do investimento público é na educação, é na infância. Vem aí programas grandes de impacto lá embaixo” declarou.

Em entrevista, o ministro declarou que, atualmente, os recursos da educação estão inteiramente concentrados no ensino superior. Tal afirmação foi utilizada como aporte para informar que em 2020 o governo passará a investir mais na primeira infância por meio de recursos dentro e fora do Bolsa Família.

Como vai funcionar o vale creche

Ainda não se sabe os detalhes sobre o projeto. Como ele funcionará, quais as regras para ser um beneficiário, procedimento de cadastro, valores, entre outras informações.

Guedes explicou que o texto está sendo desenvolvido e será publicado em breve, porém reforçou que o projeto será um marco nas medidas sociais do governo.

Mudanças no Bolsa Família

Um levantamento realizado pelo jornal Estado de São Paulo informou que, provavelmente, o recurso do vale creche seja concedido dentro da reformulação do Bolsa Família. Espera-se que o projeto mude de nome e passe a se chamar Bolsa Brasil, mas também não há outras informações oficiais sobre tais tomadas de decisão.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.