IPVA Ceará 2020: valor, boleto e pagamento

Motoristas do estado do Ceará terão redução de até 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020. O comunicado foi divulgado pela titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, que informou também sobre as novas datas de pagamento e chances de parcelamento do IPVA Ceará 2020.

IPVA Ceará 2020: valor, boleto e pagamento
IPVA Ceará 2020: valor, boleto e pagamento

A partir de janeiro, aqueles que optarem pagar pela parcela única terão uma isenção de 5% no valor total do tributo, desde que seja pago até o dia 31 de janeiro.

Além disso, houve uma queda de 4,29% na base de cálculo do imposto, tornando-o mais barato em comparação a 2019.

Leia tambémIPVA de carro 0 km tem valor diferente? Entenda!

Segundo a Sefaz, os motoristas poderão pagar o IPVA Ceará 2020 em até cinco parcelas, desde que elas tenham uma cobrança mínima de R$ 20,00.

A secretaria estima que sejam tributados cerca de 2,29 milhões de veículos, arrecadando aproximadamente R$ 1 bilhão e 84 milhões. Desse valor total, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% serão destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Emissão do boleto IPVA Ceará 2020 e consulta

Diferentemente de muitos estados, no Ceará o governo não envia o boleto pelos Correios. Os motoristas devem emitir a guia de pagamento no site do Detran estadual.

Para poder ter acesso ao carnê, basta se dirigir até a página de veículos – IPVA – emissão e pagamentos. Ao informar o número do RENAVAM o documento estará disponível para impressão.

Além disso, os contribuintes da região também contam com o aplicativo Meu IPVA. Ele pode ser acessado tanto na versão IOS quando nos aparelhos Android e é gratuito. Por meio da ferramenta, é possível conferir as datas de pagamento, boletos e mais.

Cálculo do IPVA e alíquotas

Para a definição do valor final, o governo leva em consideração a porcentagem das alíquotas multiplicado pelo levantamento divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com os preços médios dos veículos no mercado nacional.

Por fim, a secretaria consultou os dados do Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).

Em 2020, as alíquotas irão variar de 1% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. Motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas (com infração de trânsito) pagarão 2%. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagarão 1%.

Isenção do IPVA 2020 CE

O estado determina que um grupo seja isento do pagamento do imposto. Motoristas com deficiência não precisarão pagar o IPVA Ceará 2020, além dos proprietários com automóveis com mais de 15 anos de fabricação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.