IPVA 2020 em Goiás: calendário e valor divulgado

Os brasileiros que possuem automóveis na região goiana podem se preparar para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A Secretaria de Economia divulgou nesta quinta-feira (19) o calendário e os valores a serem pagos pelos contribuintes no IPVA 2020 em Goiás.

publicidade
IPVA 2020 em Goiás: calendário e valor divulgado
IPVA 2020 em Goiás: calendário e valor divulgado

O IPVA é um tributo cobrado anualmente pelos estados brasileiros. Ele dever ser pago por todos aqueles que possuem um veículo. Esse imposto é incidido no início do ano e o valor que os contribuintes precisam pagar irá depender da legislação estadual. 

O valor do imposto é determinado com base na tabela Fipe, que aponta o valor do veículo por algumas características como marca, modelo e ano. E nas alíquotas aplicadas pelo governo estadual de Goiás.

publicidade

Leia também: IPVA 2020: entenda qual valor do imposto no seu estado

Do montante arrecadado com o pagamento do tributo, metade é destinada ao município em que o carro está registrado. Esse dinheiro é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte.

IPVA 2020 em Goiás 

No Estado de Goiás, o valor do imposto poderá ser pago em uma única parcela ou dividida em até três vezes.

Os pagamentos do tributo podem ser realizado entre 30 de janeiro até 30 de novembro de 2020, as datas irão variar de acordo com o número final da placa do veículo.

Veja a tabela com as datas:

Segundo a secretaria, o valor do imposto sofrerá uma redução de 3,44%, em relação ao valor que foi cobrado neste ano de 2019. Essa redução está ligada a “idade” do veículo, quanto mais velho o carro, menos será pago de IPVA.

publicidade

Mesmo com essa diminuição a Secretaria espera que o Estado arrecade em torno de R$1,8 bilhão no próximo ano com o IPVA. 

A frota do estado tem 4 milhões de veículos, porém por conta de isenções, como as que são oferecidas aos cidadãos com necessidades especiais, automóveis com mais de 15 anos de fabricação e entre outros. Apenas 2,1 milhões de proprietários são obrigados a realizar o pagamento do imposto.

Além disso, os carros que têm motor 1.0 e motos de até 125 cilindradas têm redução de 50% no tributo, desde que pago dentro do prazo de vencimento estabelecido.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.