IPVA 2020: entenda qual valor do imposto no seu estado

Grande parte dos trabalhadores sonham com o momento em que poderão ter seu próprio carro. Além da praticidade, conforto e segurança, é uma forma de ter um bem eM seu nome. Entretanto, nem tudo é tão positivo. Custear o automóvel também diz respeito a cobrança de impostos como o IPVA 2020, DPVAT, entre outros.

IPVA 2020: entenda qual valor do imposto no seu estado
IPVA 2020: entenda qual valor do imposto no seu estado

Atentos as dúvidas e questionamentos dos leitores, separamos algumas informações necessárias para aqueles que estão em dúvida na hora de realizar o cálculo do IPVA 2020. Confira.

Veja mais: IPVA: Saiba se você é um dos 308 mil motoristas inadimplentes da Bahia

O que é o IPVA e para que serve?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) diz respeito a um imposto governamental direcionado para o pagamento de despesas públicas aplicadas a área de saúde, educação, segurança e transporte.

Ele costuma ser cobrado no mês de janeiro, podendo ser parcelado em até 3 vezes sem juros, a depender das normas dos estados. Aqueles que não efetuam seu pagamento podem sofrer algumas consequência que vão desde multas até a suspensão temporária da carteira e do veículo.

Como fazer o cálculo do IPVA 2020?

Para calcular o IPVA é preciso saber informações como o valor do veículo, definido pela tabela Fipe e descrito na nota fiscal de veículos zero quilômetro. Alíquota do estado e demais taxas impostas. Entretanto, acessando o site do DETRAN é possível fazer a conta, uma vez em que todas as cobranças estimuladas então lá presentes.

No caso do estado de São Paulo, por exemplo, o cálculo é feito da seguinte forma:

  • Valor venal do veículo: R$ 20.050
  • Alíquota: 4% para carros de passeio
  • Cálculo do IPVA: 20.050 x 0,04 = R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA

Alíquotas do IPVA 2020

Quanto as alíquotas, estas variam de acordo com os impostos e taxas determinadas por cada região.

A Secretaria Estadual da Fazenda é a responsável por determinar o peso da cobrança. Variando dependendo do tipo do automóvel, e podendo aplicar reajustes conforme a inflação.

No estado de São Paulo, as porcentagens são as seguintes:

  • Veículos movidos a gasolina – 4%
  • Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás – 3%
  • As picapes cabine dupla – 4%
  • Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares – 2%
  • Os caminhões recolherão – 1,5%

Tabela do IPVA 2020

A tabela apresenta todos os valores referentes para cada veículo e estado. Ela também está disponível no site de DETRAN e informa todos os prazos iniciais e finais para a conclusão do pagamento.

É importante ressaltar que na hora de calcular o valor do imposto, não se pode esquecer de conferir se as taxas citadas dizem respeito aos valores de seu estado.

Confira algumas regiões que já estão com as tabelas atualizadas para o pagamento de 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.