IPVA Piauí 2020 chega a 15% de desconto

Janeiro está chegando e com ele uma nova cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA). No Piauí, em 2020 os contribuintes contaram com descontos nas três parcelas de pagamento e poderão obter uma isenção de até 15%. Segundo o Detran do estado, a ideia é incentivar os moradores a encerrarem o débito do IPVA Piauí 2020 logo no começo do ano.

IPVA Piauí 2020 chega a 15% de desconto
IPVA Piauí 2020 chega a 15% de desconto

De acordo com o governo estadual, aqueles que optarem pela cota única (paga em janeiro), terão um desconto de 15%. Já quem pagar de uma vez em fevereiro poderá usufruir de 10%. Por fim, quem encerrar a dívida em março também terá uma isenção de 5%.

Segundo o calendário, o débito com reajustes deve ser encerrado até o fim de março e terá como limite de pagamento o dia 31. Quem optar por pagar o IPVA Piauí 2020 em abril e maio deve quitar as parcelas entre os dias 30 e 29 respectivamente.

Leia também: IPTU e IPVA 2020: quando vale a pena antecipar pagamento?

“Estamos nos adequando a uma tendência que já é realidade há anos em outros estados. Aqui ainda vamos ter um diferencial que é estender o desconto nos três primeiros meses do ano”, informou o superintendente da Receita Estadual, Emilio Junior.

Informações e consultas sobre o IPVA Piauí 2020

Aqueles que quiserem antecipar as guias de pagamento podem ter acesso por meio do site do Detran do estado. Basta ir até a aba veículos, selecionar a opção IPVA, guia de pagamentos e ao informar os dados do carro (número do renavam) terá a guia emitida imediatamente.

Além disso, também é possível conferir os valores e datas das cobranças. É válido lembrar que o não pagamento resultará em multas, juros e até mesmo na retirada do imóvel tendo em vista que com o tributo atrasado o motorista não pode renovar sua documentação.

Segundo o governo, com o valor total adquirido por meio do IPVA 2020, 40% serão investidos no Estado, outros 40% vão ser destinados aos municípios e 20% vão para o Fundeb.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.