IPVA Bahia 2020 ficará mais barato; confira!

No início do ano, os brasileiros ficam preocupados com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em alguns estados, o imposto no próximo ano vai subir, já em outros o imposto foi possível reduzir o valor, como aconteceu com o  IPVA Bahia 2020. 

IPVA Bahia 2020 ficará mais barato; confira!
IPVA Bahia 2020 ficará mais barato; confira!

O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelos Estado brasileiros. O dinheiro arrecadado com o pagamento desse imposto é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte do estado e da cidade em que o veículo foi emplacado.

O valor cobrado no IPVA é definido com base na tabela montada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta o preço de mercado do veículo por algumas características como marca, modelo e ano.

Saiba também: Pagar o IPVA 2020 antecipado vale a pena? Entenda

Além disso, é levado em consideração a legislação estadual e as alíquotas apenas dependendo da categoria. O resultado é feito com base no cálculo alíquota x valor do automóvel. 

Os contribuintes baianos podem ficar tranquilos pois o IPVA Bahia 2020 ficará em média 3,56% mais barato que no próximo ano. 

  • Os veículos utilitários são os que mais serão beneficiados por essa queda, em média esses contribuintes irão pagar 4,35% a menos que em 2019;
  •  Automóveis que terão uma diminuição de 4,20%;
  • Ônibus e micro-ônibus o valor ficará em média 3,93% menor;
  • Motos e caminhões terão uma queda respectivamente de 2,72% e 2,62% em 2020.

O contribuinte pode escolher parcelar o IPVA Bahia 2020 em três vezes. A data de vencimento das parcelas leva em consideração os números finais das placas dos veículos. 

Calendário IPVA Bahia 2020

Reprodução: GOV/BA

Caso o motorista queira consultar mais informações é necessário acessar o site da Sefaz da Bahia. No site é possível consultar valor, formas de pagamento e desconto.

A Bahia tem cerca de dois milhões de veículos em sua frota, com isso o  IPVA é a segunda fonte de arrecadação do governo baiano. 

O tributo deve ser pago por todos os proprietários de veículo e não quitar esse débito faz com que o motorista não possa licenciar o carro.

Além disso essa dívida pode gerar ao motorista uma infração gravíssima, uma multa e o veículo pode ser apreendido. O atraso no pagamento pode fazer com que o motorista fique com o nome restrito.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA Bahia 2020 ficará mais barato; confira!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA