Pagar o IPVA 2020 antecipado vale a pena? Entenda

O ano está encerrando e isso significa que as parcelas do IPVA 2020 chegarão no mês de janeiro. O pagamento do imposto é destinado a todos os brasileiros proprietários de automóveis. Seus valores variam de acordo com cada estado, possibilitando que muitos antecipem o pagamento graças aos descontos ofertados.

Pagar o IPVA 2020 antecipado vale a pena? Entenda
Pagar o IPVA 2020 antecipado vale a pena? Entenda

Entretanto, aqueles que desejarem quitar o débito de uma única vez precisam estar atentos. Mesmo sendo um imposto nacional, sua cobrança varia conforme as regras determinadas pelo governo estadual.

O valor total do tributo não possui uma tabela única e por isso é preciso se certificar das alíquotas e juros exigidos pelo estado.

Saiba também: Divulgado calendário do IPVA 2020 na Paraíba

Porém, ainda assim antecipar seu pagamento não oferece risco algum. De modo geral, a maioria das regiões fornece descontos visando incentivar o encerramento do débito. Com o valor obtido pelo tributo os governos aumentam a lucratividade de seus cofres públicos.

A tabela de descontos não possui valores fixos e fica a critério de cada região. Há locais com isenção de 3%, 7% e até 10%. Além disso, as alíquotas (taxa utilizada para definição do tributo) também são modificadas por território.

Opções de pagamento do IPVA 2020

Normalmente, quem opta pela parcela única é o maior beneficiado com o desconto. Entretanto há também a possibilidade de parcelamento que podem ser de 3 a 10 meses.

Quem estiver apertado financeiramente pode dividir o valor total do tributo ao longo do ano, desde que a última mensalidade seja paga em dezembro.

Antes de decidir como efetuará o pagamento é importante estar por dentro de todas as taxas e reajustes estaduais.

Além disso, conferir se há débitos referentes a anos anteriores e se programar para que as parcelas não se acumulem ocasionando em dívidas maiores do que o esperado.

É preciso também acompanhar as datas de vencimento para evitar juros e multas. Quem opta pela parcela única já se livra da possibilidade do esquecimento e pode passar o restante do ano despreocupado quanto ao IPVA.

Por fim, não se recomenda fazer o pagamento por meio do cartão de crédito, uma vez em que as taxas de juros cobradas elevarão ainda mais o valor da dívida.

Para saber quanto deve ser pago e qual o calendário, basta acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda de cada estado e realizar as consultas.

Riscos da inadimplência

Para circular em território nacional é preciso ter o tributo pago, caso contrário o motorista poderá ter seu nome sujo e também não conseguirá renovar a documentação do automóvel, ficando sujeito a multas e até perda do mesmo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Pagar o IPVA 2020 antecipado vale a pena? Entenda

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA