Divulgado calendário do IPVA 2020 na Paraíba

Divulgado os valores e prazos de pagamento do IPVA 2020 na Paraíba. Nessa semana, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) publicou no Diário Oficial Eletrônico (DOE-SER), o calendário de pagamento do imposto para o próximo ano. Os contribuintes paraibanos contarão com uma redução de 3,52% no valor total do tributo e ainda poderão obter descontos.

Divulgado calendário do IPVA 2020 na Paraíba
Divulgado calendário do IPVA 2020 na Paraíba

Aqueles que pagarem a parcela de forma única estarão isentos de 10% do valor total do tributo. O cálculo geral da cobrança será feito de acordo com o preço de venda dos veículos no mercado multiplicado pelo valor das alíquotas, definidas de acordo com o modelo de cada automóvel. Confira:

  • Automóveis, motocicletas, micro-ônibus, caminhonetes – 2,5%
  • Caminhões e ônibus – 1%.

Leia também: Pagamento do IPVA 2020: parcelar ou pagar á vista? Entenda melhor opção 

Opções de pagamento do IPVA 2020 na Paraíba

Em 2020 os contribuintes contarão com três opções de pagamento. A primeira será a cota única, onde deverá quitar o débito à vista de uma vez só, nesse caso receberá um desconto de 10%.

A segunda alternativa é o parcelamento em até 3 vezes, em meses consecutivos e sem desconto. E a última permite que o valor total seja quitado no fim do terceiro mês sem descontos.

As datas de pagamento iniciarão em janeiro e devem ser realizadas sempre no último dia de cada mês, até outubro. Quem optar pela cota única terá até 30 de janeiro para encerrar a dívida.

O pagamento pode ser feito tanto pela internet quanto nas agências bancárias. Aqueles que desejarem obter a segunda via do boleto podem acessar o site da Sefaz PB e baixá-lo. O acesso é feito por meio do número de registro do imóvel e da documentação de seu proprietário.

Isenção para mais de 385 mil veículos

Segundo o governo estadual da PB, espera-se que em 2020 mais de 385 mil veículos deixem de prestar conta do tributo. Isso porque, conforme a legislação em vigor, aqueles automóveis com mais de 15 anos não precisam mais pagar o IPVA.

A quantia divulgada corresponde a 28% da frota total em circulação. Entretanto, os mesmos ainda precisarão prestar conta de taxas que envolvem o emplacamento, como licenciamento do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.