IPTU 2020 Juiz de Fora: aprovadas novas regras para imposto

Na última quinta-feira (12), a Câmara Municipal aprovou novas medidas para a concessão e funcionamento do IPTU 2020 Juiz de Fora. Priorizando as definições de formas de pagamento e descontos. 

publicidade
IPTU 2020 Juiz de Fora: aprovadas novas regras para imposto
IPTU 2020 Juiz de Fora: aprovadas novas regras para imposto

Com o intuito de evitar a inadimplência dos contribuintes, alguns municípios concedem descontos no imposto. Como é o caso do município de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Na cidade, foram realizadas duas sessões extraordinárias, nas quais os vereadores aprovaram o projeto de lei que definiu novas regras para o pagamento do IPTU 2020 Juiz de Fora e também da Taxa de Cobrança de Resíduos Sólidos (TCRS).

publicidade

Leia também: IPTU e IPVA 2020: quando vale a pena antecipar pagamento?

O texto prevê que os contribuintes que escolherem pagar o imposto à vista terão um desconto de 10%, isso se o boleto for pago até o dia 10 de janeiro.

Além disso, o contribuinte que desejar o desconto, precisará imprimir o carnê no site da prefeitura ou pode escolher por retirar a guia no Espaço Cidadão.

Quem optar por quitar o imposto à vista com desconto de 5%, devem fazer o pagamento até o dia 20 de fevereiro. O desconto será concedido para os cidadãos que não tenham débitos ligados a inscrição imobiliária.

O projeto de lei ainda modifica a taxa de recolhimento do lixo, nesta será feito um ajuste. A tarifa tem como base de cálculo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), correspondente ao período de perdas inflacionárias entre dezembro de 2018 e no mesmo mês de 2019. Sendo assim, o reajuste será de 3,27% para o próximo ano.

O mesmo percentual, que ajustou a taxa de lixo, pode ser usado para realizar a correção no IPTU Juiz de Fora 2020.

publicidade

Agora, após sua aprovação entre os vereadores, o texto seguirá para o prefeito Antônio Almas (PSDB), que pode vetar ou sancionar o texto.

O valor do imposto vai depender do preço da propriedade, conforme consta nos registros da prefeitura. Multiplicados pelas alíquotas determinadas nas leis municipais. Imóveis com melhor infraestrutura, tamanho e localização, têm o IPTU mais caro

 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.