Divulgada data da liberação do 13° salário em SC

Servidores públicos de Santa Catarina já podem comemorar. Nessa quarta-feira (11), o governador Carlos Moisés anunciou a data de pagamento do 13° salário em SC. O deposito começará a ser feito a partir do dia 17 de dezembro e encerrará a quitação do benefício em 2019. Este ano, o salário extra foi dividido em três vezes.

Divulgada data da liberação do 13° salário em SC
Divulgada data da liberação do 13° salário em SC

Em um vídeo onde também informou o começo da formação de 535 policiais militares em 2020, Moisés falou que, conforme o calendário previsto pelo estado, o pagamento estaria sendo feito na próxima semana e corresponderá aos últimos 50% do salário total.

Dividido em duas vezes nas empresas privadas, o pagamento do décimo terceiro dos servidores públicos foi realizado em três parcelas. A primeira foi depositada no dia 19 de julho, correspondendo a 25% do valor total.

Leia também: 13° salário do INSS: dicas para fazer bom uso do dinheiro

A segunda, também de 25%, foi paga em 19 de agosto e a terceira se encerrará agora na segunda quinzena de dezembro.

É válido ressaltar que, será pago também, até o dia 30 deste mês, o salário referente aos dias trabalhados em dezembro.

Sobre o 13° salário em SC

Trata-se de um direito presente nas leis trabalhistas dos brasileiros. Podem receber o valor todos aqueles que trabalharam de carteira assinada ao longo do ano.

A quantia varia de acordo com o tempo de serviço prestado. Aqueles que trabalharam um semestre, por exemplo, receberão apenas metade de seus salários. Já quem esteve contrato por um ano poderá usufruir do valor total.

Quanto as datas de pagamento elas variam de acordo com a modalidade. No caso dos trabalhadores de empresas privadas, eles são feitos em duas parcelas e a segunda precisa, obrigatoriamente, ser liberada até o dia 30 de dezembro.

Caso o patrão não pague, seu funcionário poderá prestar queixa e será devidamente indenizado. O contratante que atrasar o benefício estará sujeito a multa por cada carteira não paga.

Já para os servidores públicos, o calendário varia de acordo com o funcionamento de cada estado. Há regiões onde o benefício é pago em duas parcelas ou mais, como em Santa Catarina, que o mesmo é divido em três vezes.

A definição é feita de acordo com o estatuto de cada categoria e com base no dinheiro disponível nos cofres dos governos estaduais e municipais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.