13° salário do INSS: dicas para fazer bom uso do dinheiro

Com os pagamentos do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas assegurados pelo INSS, o dinheiro em mãos pode ser utilizado de forma positiva. Mas é preciso planejamento, e consciência com o 13° salário do INSS para não ter dores de cabeça no futuro.

13° salário do INSS: dicas para fazer bom uso do dinheiro
13° salário do INSS: dicas para fazer bom uso do dinheiro

Saber planejar o dinheiro recebido pode contribuir de forma positiva em diversas esferas. Muitos brasileiros, por não ter uma educação financeira, acabam gastando todo o benefício sem repensar nas ações e destina-lá para os pontos corretos, agindo por impulso.

Para evitar tais transtornos, separamos uma lista com dicas que para ajudar a fazer um bom uso do dinheiro. Principalmente, quando se trata do 13° salário do INSS. O benefício é pago para aposentados e pensionistas em duas parcelas.

Leia também: Tem início pagamento do 13° do INSS para salários acima de R$998

Os primeiros 50% foram inclusos na folha de pagamento do mês de agosto e finalizaram pagamento em setembro. Já a parcela final foi creditada na folha de novembro e finaliza os depósitos no dia 6 de dezembro.

Como planejar o uso do 13° salário do INSS

  • Análise de dívidas

Para não começar 2020 já no vermelho, é importante fazer uma análise de todas as dívidas ainda em aberto no ano anterior. Caso possível, visualize aquelas que possuem mais juros ou menores parcelas para realizar o pagamento integral.

É importante fazer os cálculos dos benefícios do adiantamento frente aos juros reduzidos com a quitação antecipada.

  • Identificar custos esperados

Utilizar o dinheiro extra para ajudar no pagamento das dívidas esperadas para início do ano ou até quitar de forma integral é uma atitude positiva. Escola das crianças, universidade, contas como o IPVA, IPTU e compras de materiais escolares são algumas das cobranças que acabam desfalcando a carteira de muitos brasileiros.

Para não correr o risco de ter que esticar demais o primeiro salário do ano, tentar fazer uma reserva para esses impostos e obrigações se torna uma ótima alternativa.

  • Investimento

Caso depois de uma análise cuidadosa de toda a sua vida financeira, ainda assim, não tiver gastos previstos e o dinheiro do 13° salário do INSS não tenha destino “certo”, o investimento se torna a alternativa interessante.

Em casos em que o dinheiro realmente seja uma sobra o mais inteligente é investir, tanto colocando na poupança para fundo de emergência, na compra de ações na bolsa de valores ou até mesmo no Tesouro Direto. É importante identificar as suas demandas e perfil de investidor. Além das especificidades de cada um dos meios descritos acima.

  • Presentear?

Se o investimento não for algo a ser considerado, use o dinheiro extra em presentes para você e/ou amigos. Nesta época de fim de ano, os presentes se tornam uma tradição. Se você privilegia esta ação, separar uma parte deste benefício para realizar a compra é uma atitude a ser pensada.

Além deste ponto, outra forma de presentear é realizar pequenos ajustes em seu imóvel, agregando o valor de mercado para possível venda.

O benefício do 13º salário para segurados do INSS será integralmente repassado até o dia 6 de dezembro. Para receber, é preciso ir até o banco no qual é cadastrado para o recebimento do valor e sacar obedecendo o calendário já definido pelo Instituto.