Detran Minas Gerais faz lançamento digital

Novidades para os motoristas mineiros. A partir de agora todos passarão a contar com uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Para ter acesso ao documento basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo já disponibilizado pelo Detran Minas Gerais permite também a utilização da CNH Digital (CNH). Ambos podem ser baixados gratuitamente.

Detran Minas Gerais faz lançamento digital
Detran Minas Gerais faz lançamento digital

O procedimento de solicitação é integralmente online. Basta ter o aplicativo no celular (disponível para IOS e Android) e realizar o cadastro.

Confira o passo a passo:

Leia também: Em Minas Gerais, governo divulga calendário do IPVA 2020

A digitalização é opcional e quem desejar ainda poderá continuar com a versão impressa dos documentos.

Entretanto, segundo a delegada Andrea Mendes de Souza Abood, vice-diretora do Detran Minas Gerais, trata-se de uma forma mais rápida e prática de comprovar tais registros.

Já que tendo o certificado e a habilitação digitalizada, em caso de furto ou perda dos documentos o condutor e proprietário não deixa de mostrar a legalidade da sua condução e do seu veículo.

Para aqueles que dividem o mesmo veículo, no caso das famílias, e precisam ter acesso ao documento, o mesmo será compartilhado entre 5 representantes.

“É mais um benefício que o aplicativo traz, ele pode ser compartilhado com um grupo: filhos, maridos, mulher, pai e mãe. A pessoa que vai receber o compartilhamento tem que baixar o aplicativo. Ela recebe uma notificação para aceitar o compartilhamento. Da mesma forma que pode ser compartilhado, pode ser cancelado”, informa Andrea.

Segundo o presidente da Codemge, Rodrigo Paiva, a proposta tem como objetivo reduzir os gastos com a emissão dos documentos impressos.

Ele informou que, o estado poderá economizar até R$ 100 milhões por meio da versão digital. Atualmente, o cofre público tem um desfalque de R$ 49 milhões para poder emitir e enviar o CRVL.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile