Abono salarial para nascidos em dezembro é liberado

Começa hoje, quinta-feira (12), o pagamento do abono salarial do PIS 2019/2020, para os trabalhadores nascidos no mês de dezembro. A liberação será realizada pela Caixa Econômica Federal e destinada para os trabalhadores que não possuem conta no banco.

Abono salarial para nascidos em dezembro é liberado
Abono salarial para nascidos em dezembro é liberado 

O abono salarial do  Programa de Integração Social (PIS), é pago aos funcionários de empresas privadas. Esse benefício é feito para os trabalhadores de baixa renda, e considerado como um 14º salário ao trabalhador.

Os brasileiros que têm direito a receber o abono salarial devem ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2018. 

Além disso, o trabalhador precisa ter ganho no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em que trabalhou.

Leia também: CCJ recebe parecer que pode diminuir abono salarial

Também é preciso estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do trabalhador de forma correta ao governo brasileiro, por meio da declaração do RAIS.

O valor a ser recebido é proporcional ao período em que atuou registrado durante o ano. Caso o beneficiado tenha trabalhado por 12 meses, ou seja, um ano, ele terá direito de receber um salário mínimo, que hoje é de R$998. 

Já aqueles que trabalharam menos irão receber o valor proporcional ao tempo em que estavam ativos no ano anterior, ou seja, se trabalhou durante 1 mês ele receberá 1/12, que totalizando um valor de R$84.

Se o trabalhador não sabe se tem direito a receber o abono, ele pode realizar a consulta na Caixa. Por meio do aplicativo da Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou pelo telefone de atendimento 0800 726 0207.

Os correntistas no banco receberão o dinheiro de forma automática em sua conta.  Agora, quem não é cliente deve comparecer a uma agência da Caixa e retirar o seu dinheiro na boca do caixa.

Para realizar o saque, o trabalhador precisa ter o Cartão Cidadão, junto com o seu documento de identificação. O saque do abono salarial é realizado anualmente pelos beneficiados.

Os funcionários públicos que recebem os PASEP. No mês de dezembro não farão nenhum saque. Os pagamentos voltarão a ser realizados no início do próximo ano. 

O prazo para os trabalhadores retirarem o dinheiro no banco é até 30 de junho de 2020. Caso contrário perdem o benefício, já que ele vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!