Sobe o número de brasileiros poupantes após nova Previdência

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência apontou que os brasileiros estão poupando mais dinheiro após a aprovação da Reforma da Previdência, em novembro deste ano.

Sobe o número de brasileiros poupantes após nova Previdência
Sobe o número de brasileiros poupantes após nova Previdência

A pesquisa foi encomendada pelo C6 Bank e realizada nas cinco regiões do país, foram entrevistados mais de 2 mil pessoas de diferentes classes sociais e que possuem acesso a internet.

Conforme os dados da pesquisa, 33% dos brasileiros mudaram de comportamento e começaram a guardar dinheiro ou poupar uma quantia à mais e com maior regularidade após a reforma da Previdência que instaurou novas regras para a aposentadoria.

Leia também: Cálculo da aposentadoria: veja como acessar simulador

Já 26% dos brasileiros continuaram a investir, assim como faziam antes da reforma e 31% dos entrevistados disseram que ainda não tomaram nenhuma ação pensando nesse assunto.

Os 10% restante dos entrevistados, disseram que não tem o hábito de investir e que também não conseguirão poupar dinheiro para aplicar nos próximos anos.

Os brasileiros que mais passaram a investir ou a investir mais dinheiro para a sua aposentadoria foram os jovens. 39% estão entre as idade de 16 a 24 anos e 37% dos investidores e poupantes têm entre 25 a 34 anos.

Em entrevista ao JRS, o planejador financeiro Daniel Varajão do banco C6 bank, afirmou que o brasileiro entendeu que terá de ter novas relações com seu dinheiro.

“O estudo mostra que parte significativa dos brasileiros já entendeu que as novas regras para aposentadoria exigirão uma nova relação com o dinheiro. É o momento de cada um se organizar, planejar os gastos, investir regularmente e encontrar fontes de renda alternativas para preservar a qualidade de vida no futuro”, diz Daniel Varajão.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre os tipos de investimentos como poupança, previdência privada, fundo de renda fixa, bolsa de valores e os fundos imobiliários.

Nesta pergunta 48% dos entrevistados disseram que conhecem muito bem a poupança, o que já era de se esperar já que o brasileiro investe a muito tempo na caderneta. Anos atrás esse era um dos principais investimentos que o trabalhador recorria quando desejava guardar o seu dinheiro.

Os tipos de investimento que menos são conhecidos são a bolsa de valores e os fundos imobiliários, apenas 16% disse que conhecem bem as duas modalidades.

Em relação aos fundos de renda fixa e Previdência, 28% e 27%, respectivamente, afirmaram que entendem bem sobre o assunto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!