Cálculo da aposentadoria: veja como acessar simulador

Governo divulga novo serviço na Central de Serviços do Portal do INSS. A Simulação do Tempo de Contribuição é acessível por meio do Meu INSS. Na plataforma, o segurado consegue fazer o cálculo da aposentadoria, e saber o tempo para se aposentar por idade ou por tempo de contribuição.

Cálculo da aposentadoria: veja como acessar simulador
Cálculo da aposentadoria: veja como acessar simulador

A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS. Caso falte alguma informação, o usuário poderá incluir manualmente, para saber se teria direito à aposentadoria.

O Instituto esclarece que “esta simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’ do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade do direito, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício.”

Leia também: Governo estuda privatizar aposentadoria por invalidez nos estados e municípios

Para ter acesso ao serviço, e fazer o cálculo da aposentadoria, é preciso entrar no site do Meu INSS. Depois, informar os dados para o login, como CPF e senha. Após esta etapa, o segurado deverá seguir os seguintes passos:

  • Na página inicial clicar no lado esquerdo da tela na opção “Simulação de Aposentadoria”.
  • Após o clique, será aberta esta janela. Nela deverá ser escolhido a forma para que deseja visualizar. As opções são “aposentadoria por idade” e “aposentadoria por tempo de contribuição”.
  • Ao selecionar, o usuário deverá inserir seus dados pessoais e os vínculos empregatícios. Caso já tenha feito o procedimento ele será redirecionado automaticamente para outra página.
  • Para inserir os dados é preciso detalhar a data de entrada e saída da empresa e o valor da remuneração mensal. Dados como CNPJ não são solicitados.
  • Depois do preenchimento dos dados uma nova página será aberta. A tela mostrará as informações sobre o tempo de contribuição. Caso tenha atendido os requisitos para aposentadoria o sistema vai mostrar a carência.
  • Caso ele não atenda os requisitos, o portal vai informar a atual situação e demostrar os motivos.
  • Ainda é possível visualizar os cálculos de mês a mês. O usuário pode baixar em PDF o documento.

Em casos de dúvidas, o INSS orienta ligar para o telefone 135.