Governo estuda privatizar aposentadoria por invalidez nos estados e municípios

Mais uma modificação na aposentadoria do brasileiro. O governo federal está se articulando para desenvolver um projeto de lei que tenha como objetivo privatizar a aposentadoria por invalidez nos estados e municípios. A negociação vem sendo realizada entre os parlamentarem e deseja permitir que regimes próprios de Previdência possam contratar seguradoras privadas.

Governo estuda privatizar aposentadoria por invalidez nos estados e municípios
Governo estuda privatizar aposentadoria por invalidez nos estados e municípios

Aqueles aposentados por invalidez e quem recebem pensões por mortes diretas, intitulados de benefício de risco, poderão contar com os atendimentos e pagamentos do auxílio organizados por empresas privadas. A ideia é que elas sejam as responsáveis pela realização de perícias e até mesmo liberação do pagamento para desafogar os serviços do INSS.

Segundo o governo, cada região poderá escolher se deseja aderir a medida ou não. Entretanto, enfatiza que por meio dela as pequenas cidades que já possuem um regime próprio de servidores, serão beneficiadas. A partir da aceitação da proposta, estas estariam recebendo uma estrutura mais adequada para avaliar os trabalhadores na hora de liberar o benefício.

Leia também: Aposentadoria dos funcionários públicos: quais as regras?

Além disso, também destinará os custos do seguro diretamente para cada região especifica. Atualmente, as despesas já são cobradas por meio do cálculo das alíquotas previdenciárias. Ao privatizar, o valor pago pelos assegurados já ficará destinado a região onde ele reside.

Escolha das terceirizadas

Os governos municipais serão os responsáveis por escolher quais empresas contrataram para prestar o serviço. O processo de seleção não contará com fiscalização federal e será realizado de acordo com os interesses de cada gestão.

No entanto, o governo federal sugere as escolhidas sejam responsáveis por ambos os serviços: realização da perícia e prestação de pagamentos, visando otimizar o funcionamento e baratear o custo do seguro.

A partir do momento em que a terceirizada se responsabiliza por ambas as atividades, ela teria mais elementos para calcular os riscos e fluxos de pagamento.

A medida também permitirá que os servidores que necessitem possam passar por um processo de reabilitação. Atualmente, muitos são afastados de seus cargos por não poderem pagar por treinamentos de saúde, sendo automaticamente concedida a aposentadoria por invalidez.

Com a proposta, poderá se oferecer esse atendimento e realocar o funcionário para outros ofícios. Pagar por esse acompanhamento sairá mais em conta do que o valor mensal da aposentadoria.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.