IPVA 2020 do MS é entregue com 15% de desconto

Motoristas do Mato Grosso do Sul devem ficar atentos ao pagamento do IPVA 2020. O boleto de prestação de contas começou a ser entregue pelos Correios desde a semana passada e o pagamento começará a ser efetuado a partir de janeiro. Os contribuintes poderão quitar o débito com até 15% de desconto caso optem por uma cota única.

IPVA 2020 do MS é entregue com 15% de desconto
IPVA 2020 do MS é entregue com 15% de desconto

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS) é a responsável pela cobrança e informou que o estado manteve os descontos e adições especiais do IPVA 2020 iguais aos deste ano. Ao todo, estão sendo enviados mais de 1,1 milhão de carnês, que corresponde a quantidade de veículos em circulação na cidade.

Quanto ao pagamento, ele deve ser realizado nas instituições financeiras dos contribuintes ou online. Além da prestação única com descontos, será possível também parcelar a quantia em até cinco vezes.

Leia também: Pagamento do IPVA 2020: parcelar ou pagar á vista? Entenda melhor opção 

O primeiro boleto deve ser quitado até o dia 31 de janeiro 2020 e o mesmo prazo será aplicado para quem optar por pagar o imposto de uma vez.

Como informado, os descontos continuarão os mesmos de 15%, resultando em uma alíquota de 3,5%.

A cobrança varia de acordo com o preço de vendas e porte dos automóveis e é determinada pela tabela de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Confira o valor das alíquotas:

  • Veículos usados como caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos – de 2%
  • Embarcações e aeronaves – 2,5%
  • Aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart – 3%
  • Carros de passeio – 3,5%
  • Carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel – 4,5%
  • Veículos de corrida – 7%
  • Para frotistas, a redução também continua a mesma do ano passado.
  • Motocicletas – 1% e a primeira tributação têm desconto de 50%

 Calculo do IPVA 2020 do MS

Para definir o valor da tabela, é utiliza a média da Fipe para definir o preço dos automóveis em circulação no mercado. A quantia é apresentada em reais e serve como referência para que os contribuintes calculem suas alíquotas.

Aqueles que desejarem saber o valor exato do pagamento ou solicitar uma segunda via do boleto podem acessar o portal da Sefaz através do número de identificação do automóvel.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.