Caixa começa 5°feira pagamento do PIS para não correntistas

Nesta quinta-feira (12), o banco da Caixa Econômica Federal vai realizar o último pagamento do PIS deste ano de 2019. O depósito realizado pela instituição será feito aos trabalhadores que nasceram no mês de dezembro e não possuem conta no banco.

Caixa começa 5°feira pagamento do PIS para não correntistas
Caixa começa 5°feira pagamento do PIS para não correntistas

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um benefício pago aos funcionários de empresas privadas. O abono salarial é destinado aos trabalhadores de baixa renda, e o pagamento pode ser considerado como o 14º salário.

Os trabalhadores que têm direito a receber o pagamento do PIS devem:

  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano de 2018;
  • Ter ganhado no máximo dois salários mínimos por mês, durante esses período;
  • Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter seus dados informados pela empresa na declaração de RAIS.

Notícia relacionada: Como usar o abono do PIS em dezembro? Veja dicas

O valor que será pago ao trabalhador é proporcional ao período em que ele trabalhou registrado. Se sua atuação foi por 12 meses,ou seja, um ano, ele terá direito de receber um salário mínimo, que hoje é de R$998. 

Agora, aqueles que trabalharam menos irão receber o valor proporcional ao tempo em que estavam ativos. Por exemplo, quem recebeu registro na carteira por 4 meses tem direito a 4/12 do teto de R$998. E assim por diante. 

Para o trabalhador consultar e saber se pode receber o PIS, ele deve realizar uma consulta nos portais da Caixa.

Por meio do aplicativo da Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou pelo telefone de atendimento que é o 0800 726 0207.

Aqueles trabalhadores que são clientes do banco Caixa tiveram o depósito feito automaticamente em sua conta na terça-feira (10).

Já os trabalhadores que não possuírem conta no banco deverão realizar o saque do dinheiro na boca do caixa apresentando documento com foto. 

Para esse saque, o trabalhador precisa ter o Cartão Cidadão, junto com o seu documento de identificação. Os saques são feitos anualmente pelos trabalhadores.

Os funcionários públicos como militares, professores e entre outros funcionários públicos, são enquadrados no PASEP. No mês de dezembro não serão realizados pagamentos para essa categoria. 

O prazo para os trabalhadores realizarem o saque é de 30 de junho de 2020. Caso contrário perdem o benefício deste ano e ele vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!