Como usar o abono do PIS em dezembro? Veja dicas

Na época de fim de ano os gastos aumentam com as festas, confraternizações, presentes e celebrações. Todo o dinheiro que é recebido como benefício pode ser utilizado para completar gastos ou direcionado para outras fontes, a exemplo da poupança. O abono do PIS tem calendário de pagamento para dezembro e o valor recebido pode contribuir durante esse período.

Como usar o abono do PIS em dezembro? Veja dicas
Como usar o abono do PIS em dezembro? Veja dicas

O programa oferece ao trabalhador a possibilidade de receber um benefício financeiro mediante as contribuições sociais recolhidas pelas empresas. 

O valor repassado vai de acordo com os cálculos de tempo de serviço e contribuição. Quanto mais tempo em trabalho, maior a quantia. O benefício varia entre R$ 84 a R$ 998 – valor de um salário mínimo.

Notícia relacionada: Caixa libera último pagamento do PIS em 2019

Com um dinheiro extra é preciso se organizar para não pecar nos exageros e acabar tirando o dinheiro de pontos importantes do planejamento financeiro. Investindo em pequenas dívidas que podem fazer efeito de forma negativa no final do ano e levar a começar 2020 no vermelho.

Para que isto não aconteça, o FDR separou algumas dicas para contornar a situação.

Dicas para usar o abono do PIS no fim de ano

  • Planeje

A base de qualquer relação financeira saudável é o planejamento. Ter em mente quais são as obrigações para o mês é importante.

Caso identificada necessidades de pagamentos não previstos de gastos necessários, como aumento no consumo de luz e água, usar o PIS se torna uma boa opção.

Além disso, utilizar o benefício para gastos pontuais pode levar a não ter tantas preocupações. Outro ponto é quitar dívidas já abertas de cartão de crédito, carnês e compras. Com isso, adiantar algumas parcelas pode reduzir o valor da compra e juros.

  • Quando sobrar

Para aqueles que têm um planejamento mais estruturado, o dinheiro extra pode significar presentes novos e ceia mais farta. Presentear não só a si, mas como a família e amigos no trabalho com o valor recebido pode ser uma boa escolha quando não tem gastos mais importantes em vista.

Uma outra opção é investir o dinheiro em algum fundo de rendimento, como a poupança ou Tesouro Direto. A cada novo depósito, você tem a garantia de começar o ano de 2020 com algum fundo de emergência para eventuais necessidades.

Criar uma poupança para filhos ou dependentes é uma escolha assertiva. Embora o valor do abono do PIS seja relativamente pequeno, de no máximo um salário mínimo, quando bem estudado ele pode ser útil.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!