Caixa libera último pagamento do PIS em 2019

Nesta terça-feira (10), a Caixa Econômica Federal irá liberar o último pagamento do PIS neste ano de 2019. O depósito será feito aos trabalhadores que nasceram no mês de dezembro. 

Caixa libera último pagamento do PIS em 2019
Caixa libera último pagamento do PIS em 2019

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é pago para os funcionários de empresas privadas. O abono salarial é um  benefício destinado aos trabalhadores de baixa renda, e pode ser considerado como o 14º salário.

Começa hoje o pagamento da parcela para os aniversariantes de dezembro. A próxima data de recebimento é no dia 16 de janeiro para os nascidos neste mesmo mês.

Para ter direito ao salário é preciso ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no anos de 2018. Além disso, o servidor deve ter ganhado no máximo dois salários mínimos por mês.

Leia também: Fim do ano com FGTS, PIS e IR são aposta de movimentação econômica

É preciso ainda, estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os dados do trabalhador de forma correta na declaração anual do RAIS.

O valor que será recebido pelo trabalhador é proporcional ao período em que ele trabalhou registrado. Se a atuação foi por 12 meses, ele terá direito de receber um salário mínimo, ou seja, R$998. Valor máximo dentro do programa. 

Agora, os trabalhadores que trabalharam apenas durante um mês, ou seja, 30 dias, terão direito de receber R$84 reais. E assim por diante, e um sistema proporcional que considera meses trabalhados e o valor integral do teto do benefício. 

Para se tem direito de receber o PIS é possível fazer uma consulta na Caixa Econômica Federal, responsável por realizar o pagamento. 

Os trabalhadores que recebem o PIS têm a disposição para verificar e tirar dúvidas, o aplicativo da Caixa Trabalhador, o site da Caixa ou o telefone de atendimento que é o 0800 726 0207.

Aqueles que são clientes do banco Caixa terão o depósito feito automaticamente em sua conta. Já os trabalhadores que não possuírem conta na rede deverão realizar o saque do dinheiro na boca do caixa, a partir do dia 12 de dezembro. 

Para esse saque, o trabalhador precisa ter o Cartão Cidadão, junto com o seu documento de identificação. Os saques são feitos anualmente pelos trabalhadores.

Os funcionários públicos como militares, professores e etc., são enquadrados no benefício do PASEP. No mês de dezembro não serão realizados pagamentos para essa categoria. Eles voltam a ser beneficiados no início do mês de janeiro.

O prazo para os trabalhadores realizarem o saque é de 30 de junho de 2020. Quem não retirar a quantia perde o benefício, já que ele vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!