Detran da Bahia lança novidade para facilitar acesso aos documentos

Nesta terça-feira (10), o Detran da Bahia em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), lançou uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e para a CNH.

Detran da Bahia lança novidade para facilitar acesso aos documentos
Detran da Bahia lança novidade para facilitar acesso aos documentos

No aplicativo digital os motoristas terão acesso a habilitação e ao CLRV, em suas versões eletrônicas. 

O aplicativo será chamado de Carteira Nacional de Trânsito (CDT), e poderá ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos do celular. Seja ele Google Play, para Android ou para App Store, disponível para os aparelhos de iOS.

Depois disso, o usuário deve cadastrar os seus documentos na plataforma. Esse processo fará com que o usuário tenha acesso aos documentos sem necessitar da internet.

Leia também: DETRAN do Paraná atrasa entrega de documentos e irrita população 

Depois de realizar o cadastro é necessário fazer a validação do CRLV digital. Para isso o proprietário vai informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Ao confirmar a validação, também é necessário inserir o número de telefone celular do proprietário. Confirmando todos os dados será disponibilizado o CRLV digital no dispositivo móvel.

Para finalizar o cadastro dos documentos basta criar uma senha que contenha quatro dígitos. 

Essa senha será utilizada toda vez que os documentos digitais forem acessados. Se o celular do proprietário tiver leitura de biometria, o acesso aos documentos utilizará essa tecnologia.

Porém, apenas os documentos que são devidamente válidos e e que possuem o código bidimensional, denominado de QR-Code, podem ser cadastrados no aplicativo do estado baiano.

O CRLV ou CNH cadastrados podem ser compartilhados pelo proprietário com até cinco pessoas que para ter acesso precisarão ter o aplicativo também. Os receptores não terão a possibilidade de exportar os dados e nem de compartilhar o certificado com mais ninguém.

Em entrevista ao jornal Voz da Bahia, o diretor geral do Detran da Bahia, Rodrigo Pimentel, destacou que a ferramenta oferece conforto ao usuários e que é segura.

“O aplicativo é protegido por senha e biometria.  A autenticidade dos documentos é garantida por um QR-Code gerado no sistema e que pode ser verificado mesmo quando o celular estiver sem sinal de internet. O cidadão terá os dois documentos obrigatórios para dirigir regularizado na palma da mão e sem custo. O Detran ficou mais próximo dos condutores”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!