Cresce valor do IPTU de São Bernardo para 2020

Os brasileiros têm alguns impostos fixos que devem ser pagos no início do ano, entre eles está o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O imposto é definido pela cidade que o contribuinte mora. O IPTU de São Bernardo, por exemplo, vai ter valor mais caro no imposto do próximo ano.

Cresce valor do IPTU de São Bernardo para 2020
Cresce valor do IPTU de São Bernardo para 2020

Os donos de imóveis na cidade de São Bernardo terão de pagar 2,67% à mais no IPTU do ano de 2020. 

O valor do imposto é calculado com base na variação do IPCA-15, que é apurado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa variação sempre é correspondente ao mesmo mês do ano anterior até o mês em que se pede essa apuração, ou seja, de dezembro de 2018 a novembro de 2019.

Veja também: Carnê do IPTU 2020: quando o boleto vai chegar?

O reajuste da cidade, mesmo com o aumento, ficará abaixo da inflação do país que está em 3,12% no acumulado de 12 meses até novembro deste ano.

No início do ano, os moradores da cidade reclamaram do aumento do IPTU que havia ficado acima da inflação.

Este ano a prefeitura da cidade de São Bernardo do Campo também decidiu cobrar a variação para a taxa do lixo, que será cobrada no mesmo carnê. 

Em 2018, os moradores se depararam com um aumento de até 30% na tarifa do lixo. No ano passado a prefeitura de São Bernardo arrecadou cerca de R$ 85 milhões com a cobrança desta taxa.

Segundo a administração municipal, o valor arrecadado não foi suficiente para cobrir as despesas de R$ 140 milhões com o serviço prestado.

A taxa é calculada tomando como base o custo dos serviços com limpeza pública dividido pelo total de imóveis, variando de acordo com o tamanho e o uso, ou seja, se o imóvel é residencial ou comercial. 

Caso os contribuintes queiram consultar os valores, condições de pagamento, vencimento do imposto e outras informações sobre o IPTU de São Bernardo é preciso acessar o site da prefeitura e realizar a consulta.

Se o contribuinte está inadimplente com relação ao IPTU também é possível negociar com a prefeitura da cidade a melhor forma de pagamento para quitar a dívida e não ter o seu nome inscrito em dívida ativa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!