IPVA ES 2020: governo divulga calendário de pagamento

O ano de 2020 está chegando e com ele veem os impostos obrigatórios de início de ano. Oa capixabas proprietários de veículos automotores, podem iniciar a programação de pagamento do IPVA ES 2020. É que o governo do Espírito Santo liberou o calendário com as datas para quitar o tributo. 

IPVA ES 2020: governo divulga calendário de pagamento
IPVA ES 2020: governo divulga calendário de pagamento

Na última sexta-feira (6), o governo do Estado do Espírito Santo anunciou o calendário de pagamento do IPVA ES para 2020.

O pagamento terá início no mês de março de 2020 e terminará em agosto. Os dias e meses variam de acordo com o final da placa do veículo.

Os contribuintes terão duas formas para quitar o débito. A primeira opção é em cota única e a segunda opção é o parcelando o valor total do tributo.

Leia também: Pagamento do IPVA 2020: parcelar ou pagar á vista? Entenda melhor opção

Os motoristas que optarem pelo pagamento em cota única dentro do prazo estipulado terão um desconto de 5% no valor cobrado. Essa parcela tem data de vencimento que não depende do final da placa do veículo, sendo única para todos os contribuintes.

O motorista que tiver como veículo caminhonete, motorhome, motocicletas e ciclomotores poderão pagar o imposto em até quatro vezes, com parcelas iguais. 

Já os proprietários de caminhões, ônibus e micro-ônibus terão direito de parcelar o IPVA ES 2020 em até duas vezes. 

Calendário IPVA ES 2020

Os carnês de pagamento não serão mais enviados para o endereço dos contribuintes. Os boletos estarão disponíveis no site da Sefaz ou do Detran, para serem consultados e pagos a partir do mês de janeiro.

O contribuinte também encontra os boletos para pagamento no aplicativo ITI/Prodes ES na Palma da Mão. 

Os valores que serão cobrados no IPVA ainda não foram divulgados pelo governo do estado, a Sefaz vai fazer a divulgação ainda neste mês de dezembro.

Vale lembrar que é importante pagar o IPVA, já que sem ele o condutor não pode licenciar o veículo.

Também é importante lembrar que dirigir com IPVA atrasado é considerada infração gravíssima e além de uma multa o veículo pode ser apreendido.