Descontos no IPTU: como pagar menos imposto?

No início do ano, muitos brasileiros recebem em suas casa alguns impostos que devem ser pagos. Um deles é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que é responsabilidade dos cidadãos proprietários de imóveis residenciais.

Descontos no IPTU: como pagar menos imposto?
Descontos no IPTU: como pagar menos imposto?

O IPTU é um imposto cobrado em todas as cidades do Brasil, o dinheiro arrecadado é utilizado para a realização de melhorias nos municípios.

É comum que algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, ofereçam condições especiais para os seus contribuintes obterem descontos no imposto.

Leia também: IPTU 2020: como consultar valor do imposto?

Em São Paulo, os contribuintes que pagarem o imposto em cota única receberão um  desconto de 3%, desde que o pagamento seja realizado na data de vencimento estabelecida.

Na cidade de São Paulo, os imóveis de até R$ 160 mil são isentos do IPTU. Além disso os aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia também não pagam pelo imposto. Porém para isso é necessário que o contribuinte comprove a sua situação.

Já na cidade do Rio de Janeiro, quem realizar o pagamento do seu imposto até o dia 7 de fevereiro, em cota única receberão o desconto de 7%, mesma porcentagem concedida no ano passado.

No estado estão isentos de pagar o imposto para imóveis cuja soma de IPTU e TCL seja igual ou inferior a 30 na unidade fiscal de referência (UFIR), a isenção do imposto ao contribuinte é automática.

Além disso imóveis com missão diplomática ou consulado, fins agrícolas, utilizados como teatro ou museus, imóveis de aposentado ou pensionista com mais de 60 anos e de deficiente físicos podem estar isentos.

Muitos outros imóveis podem pedir a isenção, para consultar quais são é só acessar o site da prefeitura do Rio de Janeiro.

Na cidade de Salvador o desconto oferecido é de 7% para os contribuintes que pagarem em cota única o imposto e na data de vencimento estipulada. Na cidade baiana, estão isentos de pagar o imposto os proprietários de imóveis que têm o valor venal de até 99.755,52. Além de aposentados, pensionistas e deficientes físicos. 

Caso o contribuinte queira consultar valores, condições de pagamento, vencimento do imposto e outras informações, é preciso acessar o site de sua cidade para realizar a consulta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!