Rendimento da poupança abaixo da inflação tem preocupado poupantes

Criar uma conta poupança é uma ótima oportunidade para quem deseja guardar dinheiro e não entendem bem como funcionam investimentos com o Tesouro Nacional. Apesar de ter uma baixa rentabilidade, a poupança é uma forma segura de acumular dinheiro para possíveis emergências. Entretanto, graças a queda na taxa básica de juros, sua atratividade vem reduzindo cada vez mais.

Queda no rendimento da poupança aumenta busca por outras soluções
Queda no rendimento da poupança aumenta busca por outras soluções

Segundo a nova perspectiva de corte do Banco Central, a porcentagem do juro que atualmente está em 5% sofrerá uma nova redução. Caso aconteça, quem tem dinheiro guardado nessa modalidade precisará ficar atento para que não haja perca para a inflação. Na prática, ao aplicar uma quantia, a mesma vai rendendo lucros mediante o valor dos juros.

Apesar de tal cenário, especialistas afirmam que os correntistas devem ficar tranquilos. Segundo eles, mesmo com a redução da taxa de juros, investir na poupança não apresenta nenhum risco. Economistas alegam que trata-se de uma forma rápida, segura e fácil de acumular renda sem precisar prestar conta ao Imposto de Renda.

Leia também: Poupança menor que a inflação: como isso atinge o seu bolso!!

Alexandre Amorim, planejador financeiro e gestor de investimentos da Par Mais, afirma que não acredita que a caderneta ficará negativa. Ele alega que a maioria dos produtos de renda fixa do mercado também estão lidando com os reajustes e que seus cortes são menores do que os da modalidade.

“Devemos ter, talvez, a poupança empatando com a inflação, na pior das hipóteses. O que não torna a poupança ruim. Ela já foi pior em muitos períodos. A poupança já foi mais vilã do que hoje”.

Há também especialistas que defendam que para obter um maior lucro de investimentos é preciso se arriscar. Mesmo que seja mais segura, esta opção de conta não rende tanto quanto outros serviços.

Analistas dizem que nesse caso, quem desejar realmente realizar investimentos financeiros, precisa estar atento ao mercado e se informar sobre os mais variados tipos de serviços. Colocar dinheiro em mais de um investimento pode ser uma ótima opção, pois proporcionará valores diferentes e em caso de perdas a quantia total está redistribuída.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.