Rendimento da poupança abaixo da inflação tem preocupado poupantes

Criar uma conta poupança é uma ótima oportunidade para quem deseja guardar dinheiro e não entendem bem como funcionam investimentos com o Tesouro Nacional. Apesar de ter uma baixa rentabilidade, a poupança é uma forma segura de acumular dinheiro para possíveis emergências. Entretanto, graças a queda na taxa básica de juros, sua atratividade vem reduzindo cada vez mais.

Queda no rendimento da poupança aumenta busca por outras soluções
Queda no rendimento da poupança aumenta busca por outras soluções

Segundo a nova perspectiva de corte do Banco Central, a porcentagem do juro que atualmente está em 5% sofrerá uma nova redução. Caso aconteça, quem tem dinheiro guardado nessa modalidade precisará ficar atento para que não haja perca para a inflação. Na prática, ao aplicar uma quantia, a mesma vai rendendo lucros mediante o valor dos juros.

Apesar de tal cenário, especialistas afirmam que os correntistas devem ficar tranquilos. Segundo eles, mesmo com a redução da taxa de juros, investir na poupança não apresenta nenhum risco. Economistas alegam que trata-se de uma forma rápida, segura e fácil de acumular renda sem precisar prestar conta ao Imposto de Renda.

Leia também: Poupança menor que a inflação: como isso atinge o seu bolso!!

Alexandre Amorim, planejador financeiro e gestor de investimentos da Par Mais, afirma que não acredita que a caderneta ficará negativa. Ele alega que a maioria dos produtos de renda fixa do mercado também estão lidando com os reajustes e que seus cortes são menores do que os da modalidade.

“Devemos ter, talvez, a poupança empatando com a inflação, na pior das hipóteses. O que não torna a poupança ruim. Ela já foi pior em muitos períodos. A poupança já foi mais vilã do que hoje”.

Há também especialistas que defendam que para obter um maior lucro de investimentos é preciso se arriscar. Mesmo que seja mais segura, esta opção de conta não rende tanto quanto outros serviços.

Analistas dizem que nesse caso, quem desejar realmente realizar investimentos financeiros, precisa estar atento ao mercado e se informar sobre os mais variados tipos de serviços. Colocar dinheiro em mais de um investimento pode ser uma ótima opção, pois proporcionará valores diferentes e em caso de perdas a quantia total está redistribuída.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Rendimento da poupança abaixo da inflação tem preocupado poupantes

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA