Consulta a tabela FIPE: veja como saber quanto custa seu veículo 

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a tabela FIPE é usada como referência na negociação de carros, motos e caminhões novos, seminovos e usados no país. Veja como é feita a consulta para saber o valor do seu veículo.

Consulta a tabela FIPE: veja como saber quanto custa seu veículo 
Consulta a tabela FIPE: veja como saber quanto custa seu veículo 

A tabela FIPE foi criada no ano de 1973, com o intuito de auxiliar a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. O órgão realiza prestação de serviços para o governo e para empresas privadas.

Para calcular o valor de cada veículo, os pesquisadores fazem uma coleta dos dados. Em posse deles, são descartados os preços muito altos e os preços muito baixos. Com os valores restantes, o valor do veículo é determinado na tabela.

Leia também: IPVA 2020: entenda qual valor do imposto no seu estado

Além de ajudar a ter uma base do valor de mercado do seu bem, a tabela é usada como referência na definição do valor de IPVA. Cada estado possuí sua alíquota que é aplicada ao valor venal do veículo, segundo a FIPE.

Como fazer consulta na tabela FIPE

Para consultar o valor do seu automóvel, o motorista precisa entrar no site da tabela FIPE. Depois disso, é preciso clicar no ícone tabela FIPE preço médio veículos. 

Ao clicar na opção, o usuário é direcionado para uma página em que se encontram três abas para a realização de consultas. 

A primeira aba é para realizar a consulta de carros e utilitários pequenos. Na segunda, é possível realizar a consulta de caminhões e micro-ônibus. Já o terceiro, é para realizar a consulta sobre a FIPE para motos.

Independente da aba escolhida, os passos a serem seguidos são os mesmos.

  • Ao clicar em uma das abas, será aberta outra janela. Nessa janela, o motorista irá primeiro informar a marca de seu veículo. Depois, o modelo. E por fim, é preciso que seja informado o ano do modelo do veículo e clicar em pesquisar;
  • Após esses passos, abrirá uma tabela mostrando o mês de referencia que poderá ser usado. No fim dessa tabela aparece o preço médio do veículo.
  • Caso o usuário queira saber o preço no mês anterior, é possível realizar essa consulta mudando o período de referência.

A tabela FIPE é atualizada mensalmente durante o ano e pode ser consultada a qualquer momento pelos motoristas. Essa tabela também serve como parâmetro para o cálculo de seguros dos automóveis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!