IPTU mais caro para os moradores de Santos, litoral de São Paulo. Nessa terça-feira (3), o Diário Oficial da cidade publicou um documento que informa o aumento de 3,22% no IPTU de Santos em 2020. Ao todo, são mais de 200 mil contribuintes que precisarão se organizar financeiramente para quitar a dívida.
Apesar do reajuste, quem pagar o imposto em cota única e dentro do prazo estabelecido terá um desconto de 4%. Os carnês começarão a ser enviados a partir das próximas semanas e apresentam prazos de validade entre os dias 3 e 23 de cada mês.
O acréscimo será aplicado não só ao IPTU 2020, como também às multas, preços públicos e débitos registrados na Dívida Ativa. Segundo o prefeito do município, Alexandre Barbosa (PSDB), espera-se que sejam arrecadados mais de R$ R$ 444,5.
Saiba também: IPTU 2020: como consultar valor do imposto?
Valo do IPTU de Santos para 2020
O calculo do IPTU é baseado de acordo com a situação do imóvel. Quanto maior seu espaço e também seu preço para venda mais caro será o imposto.
Aqueles que não são utilizados como moradia, por exemplo, apresentam cobranças mais altas de 1,5% em cima do valor da venda. Já os construídos como residência o calculo é de 1%.
Como consultar o valor do IPTU 2020
Há duas formas de fazer a consulta. A primeira é indo até a prefeitura de Santos com a documentação (lista abaixo) em mãos. Lá o contribuinte pedirá para os servidores analisarem no sistema o valor do débito a partir do número de inscrição do imóvel.
Para consultar na prefeitura é preciso levar os seguintes documentos:
- RG E CPF;
- Endereço completo e CEP do imóvel;
- Inscrição do imóvel;
- CNPJ, caso o imóvel esteja cadastrado em nome de pessoa jurídica.
Outra opção é pela internet. No site da prefeitura, ao selecionar a aba IPTU, é possível saber o número da dívida. Para isso, basta informar a mesma documentação acima, selecionar o ano de pagamento do imposto e clicar em consultar. O valor será apresentado junto com as datas de pagamento.
O portal também permite a emissão da segunda via do boleto. Basta seguir as etapas:
- Entrar no site da Prefeitura de Santos;
- Escolher a opção “Emissão de 2º Via”;
- Após isso, escolher qual o seu caso de segunda via;
- Inserir os dados solicitados;
- Escolher a parcela que deseja pagar;
- Clicar para gerar a segunda via do seu IPTU.
Onde efetuar o pagamento do IPTU de Santos
Para efetuar o pagamento é preciso ir até um dos bancos autorizados. Em qualquer um deles, o contribuinte poderá pagar o valor parcelado ou à vista. As instituições financeiras são:
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Santander.