Governo aposta em ‘melhor Natal dos últimos tempos’

Nesta terça-feira (3), o Ministério da Economia divulgou dados da economia que deve crescer perto de 1% neste último trimestre. Garantindo, de acordo com o governo, o “melhor Natal dos últimos anos”.

Governo aposta em ‘melhor Natal dos últimos tempos’
Governo aposta em ‘melhor Natal dos últimos tempos’

De acordo com os números divulgados, com a alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,6% no terceiro semestre de 2019, o carregamento estatístico ficou em 0,98% para este ano. O governo acredita que caso a economia mantenha o atual ritmo no quarto semestre, o valor próximo a 1% será o crescimento final do PIB neste ano.

Para o presidente Jair Bolsonaro, o aceleramento observado na economia brasileira no terceiro trimestre foi considerado como uma chegada em boa hora. O político ainda afirma que a previsão é do ritmo de crescimento mantido para este último trimestre de 2019.

A pasta detalhou que os indicadores disponíveis para o quarto trimestre de 2019 informam uma continuidade do movimento da “recuperação” da economia brasileira.

Ainda de acordo com o Ministério, a confiança do brasileiro continua alta com a esperança de melhores condições de emprego, além de crédito e a inflação sob controle.

Leia também: IBGE publica resultado do PIB do 3º trimestre de 2019

Para eles, com o cenário previsto, espera-se bons números de vendas durante o período de compras do Natal, superando os últimos anos.

O crescimento do PIB está interligado, também de acordo com o Governo, com a recente liberação do saque-imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) avalia que o crescimento robusto foi graças ao investimento e a retomada do consumo das famílias, em contrapartida, o governo apresentou índices de retração nos custos.

O SPE espera que no próximo ano os pacotes de mudanças anunciadas pelo governo façam com que o cumprimento fiscal seja estabelecido e 2020 seja um ano de crescimento.

Enquanto isso, prevê que com a avaliação positiva do governo sobre os avanços econômicos, ” o Natal de 2019 deverá ser o melhor dos últimos anos”, finaliza a SPE.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!