Motoristas com CNH próxima do vencimento serão notificados por SMS ou e-mail

Motoristas do Rio Grande do Sul agora passarão a contar com a tecnologia para receber notificações de multa e vencimento do CNH pelo Detran RS. A novidade está associada a validação da Lei de Nº 15.384, publicada no dia 28 de novembro que estabelece um novo meio de comunicação para o estado.

Motoristas com CNH próxima do vencimento serão notificados por SMS ou e-mail
Motoristas com CNH próxima do vencimento serão notificados por SMS ou e-mail

Desde essa segunda-feira (02), os condutores que estão próximos da data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vem recebendo notificações por SMS ou e-mail informando que precisam renovar seus documentos.

O aviso está sendo liberado 30 dias antes da data final de atualização da CNH para aqueles que ainda não deram entrada no processo de renovação.

Leia também: CNH digital recebe atualizações em seu aplicativo

Até então, os motoristas eram informados através de correspondências entregues pelos Correios. Normalmente, o prazo também era de 30 dias, mas poderia variar em caso de greve no serviço de entrega.

Validação da proposta

Segundo Eduardo Leite, governador do estado, a medida tem como objetivo otimizar o serviço do Detran além de reduzir os gastos dos cofres públicos que precisavam emitir as cartas de informe.

Apesar do motorista ainda poder escolher como prefere ser informado, o servidor alega que espera uma boa adesão da proposta, tendo em vista sua maior praticidade.

O texto da lei, já publicada no Diario Oficial da União, determina que:

  • 1°: A comunicação de que trata o “caput” deste artigo deverá ser efetuada via correio, “mail”, “SMS”, mensagens de aplicativos ou por meio da Central de Serviços do portal do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul, com até 30  dias de antecedência da data de vencimento;
  • 2°: Deverão ainda ser informados ao condutor o prazo, o valor e as devidas instruções de como proceder à renovação, bem como a documentação necessária;
  • 3º: Fica facultada ao condutor a escolha da forma como receberá a comunicação, devendo manifestá-la por meio de acesso e cadastro na Central de Serviços disponível no portal do DETRAN/RS. Caso não faça a escolha, automaticamente o sistema entende que o motorista deseja receber a notificação por correio.

Cadastro para receber o aviso sobre a CNH

Para aderir à proposta, os motoristas precisam ter o número do telefone cadastrado no sistema do Detran e autorizar o envio das mensagens. O cadastro deve ser feito da Central de Serviços do órgão, pelo no site, ou em algum CFC municipal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.