Na última sexta-feira (29), aconteceu a Black Friday, essa data tão importante para o comércio movimentou também o faturamento dos bancos. O Itaú Unibanco, foi uma das financeiras que atingiram uma marca histórica para a instituição, o banco registrou mais de R$45 bilhões em transações em um dia.

Itaú tem marca financeira histórica durante Black Friday
Itaú tem marca financeira histórica durante Black Friday

O popular evento comercial denominado Black Friday surgiu nos Estados Unidos. No Brasil, chegou no ano de 2010 e desde então tem ganhado cada vez mais destaque no mercado brasileiro.

O que tornou a ideia, de um dia inteiro de descontos, se propagasse não apenas entre as lojas online, mas alcançasse também os pontos de lojas físicas.

Notícia relacionada: Santander e Itaú lançam cartão com tecnologia contactless

O intuito do evento comercial é estimular as vendas com preços promocionais e movimentar o mercado do varejo, para aquecer a economia próximo ao final do ano. Esse ano, os consumidores além de movimentar o mercado fizeram com que o faturamentos dos bancos do país aumentassem também.

O rendimento de R$45 bilhões atingidos pelo Itaú estão relacionados às transações realizadas com cartões, TEDs, DOCs, boletos e processamento de credenciadora Rede.

A credenciadora Rede é um braço de maquininhas do banco, a empresa nessa Black Friday registrou um aumento de 25% no faturamento referente às vendas realizadas no varejo físico. Esse crescimento tem como base a comparação do ano passado.

No meio digital, que está em segundo lugar no ranking de pagamentos dessa data, o crescimento foi de 97%, mostrando como os e-commerce se tornaram grandes impulsionadores das promoções na Black Friday.

A Rede registrou mais de 15 milhões de pagamentos por meio eletrônicos em uma hora, entre 12 horas às 13 horas, foi o horário de maior volume nas transações feitas pelos clientes.

Este ano, o número de pagamentos via Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay tiveram um salto nas transações. No ano passado foram realizadas 44 mil, já neste ano foram realizadas 270 mil transações pelos clientes.

Em relação ao pagamento das compras via boleto, o banco Itaú somou mais de 5,3 milhões de operações nesta modalidade na Black Friday.

Jheniffer Freitas é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). É redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças diariamente.