Ter cartão de crédito se tornou tão comum quanto abrir uma conta em banco. Hoje em dia o serviço é um dos mais procurados nas agências bancárias e plataformas digitais. Seja por jovens ou adultos, todos utilizam para realizar compras a longo prazo ou até mesmo as despesas diárias. Entretanto, é preciso ficar atento para não atrasar o pagamento. E a Nubank traz dicas exatamente sobre o assunto.

Dica Nubank: como organizar os pagamentos no crédito?
Dica Nubank: como organizar os pagamentos no crédito?

Apesar de ser uma ótima ferramenta para facilitar a vida financeira e extinguir a necessidade de andar com o dinheiro físico em mãos, o cartão de crédito tende a se tornar um vilão para aqueles que não sabem utiliza-lo.

Esquecer a data de pagamento, não calcular o limite da fatura e acumular débitos ainda é um comportamento comum entre muitos.

Leia também: Nubank lança novidade com Netflix e Spotify

Se você está querendo solicitar um cartão ou então deseja reorganizar suas finanças, no texto abaixo listamos, com base nas dicas divulgadas pelo Nubank. Informações para que possa usufruir do serviço da melhor forma.

  • Determine uma data de vencimento de acordo com o recebimento de seu salário

É muito importante que o pagamento da sua fatura seja próximo a data de caimento do salário. Tal decisão impedirá que você gaste o dinheiro com outras despesas e acabe não quitando o débito. Portanto, o melhor dia para zerar o cartão deve ser uma semana após seu recebimento.

Exemplo: digamos que seu salário seja liberado todo dia 30, então programe o pagamento da fatura entre os dias 5 e 10. Desse modo, você evitará atrasos e estará sempre atento na hora de quitar todas as despesas do mês.

  • Atenção ao fechamento da sua fatura

Todo cartão tem o melhor dia de compra e ele varia de acordo com o encerramento da fatura. Normalmente, as agências bancárias determinam um prazo entre 7 e 10 dias (antes do prazo de pagamento) para fechar o valor do mês. O boleto é enviado de diferentes formas, seja por correios (agências mais tradicionais), e-mail ou notificação via aplicativo.

Lembre, após o fechamento da fatura a cobrança será debitada no mês seguinte e não somente quando pagar o cartão. É preciso ter cuidado nessa semana pré-pagamento para não acumular valores não programados no orçamento seguinte.

  • Conta física e conta jurídica

Contas físicas são físicas e as jurídicas da mesma forma. Misturar os orçamentos acaba impossibilitando um controle tanto das despesas pessoais, como do fluxo da empresa. Então, mesmo sendo o titular, tenha dois cartões diferentes para administrar os gastos.

  • Lembrete de pagamento

É legal receber lembretes apenas para reforçar o dia do pagamento. Use o celular para isso, alguns aplicativos como Nubank, Santander, Bradesco, entre outros, oferecem a opção de lembrar ao cliente o momento de quitar a fatura.

Eduarda Andrade é graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Além de redatora do FDR, atua como estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado-PE e pesquisadora UNICAP/CNPq com projetos na área de Economia Criativa, Políticas Públicas e Tecnologia da Informação e da Comunicação.