IPVA Rio de Janeiro 2020: condições e calendário de pagamento

Donos de veículos anualmente devem realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Para os que residem no estado Rio de Janeiro devem obedecer calendário, condições e prazos de pagamento diferenciados. O cronograma de cobrança do IPVA Rio de Janeiro 2020 tem início em janeiro.

IPVA Rio de Janeiro 2020: condições e prazos de pagamento
IPVA Rio de Janeiro 2020: condições e prazos de pagamento

A quitação do débito pode ser realizada à vista ou parcelada em até três vezes. Para isso, é necessário a impressão do Guia de Recolhimento para pagamento. Quando é feito o pagamento do débito de forma antecipada e à vista, haverá a possibilidade de descontos.

Leia também: Governo permite IPVA 2020 com descontos de 80%? Veja se a mensagem é real

Todos os anos, a Secretária Estadual da Fazenda é que se responsabiliza pela organização do calendário e dos débitos. Deixar de pagar o tributo impede que seja emitido o licenciamento, e acumula multas e juros sobre o valor original.

Calendário IPVA Rio de Janeiro 2020

Pagamento integral ou vencimento da 1ª parcela

  • Final 0 – 22 de janeiro;
  • Final 1 – 23 de janeiro;
  • Final 2 – 24 de janeiro;
  • Final 3 – 25 de janeiro;
  • Final 4 – 26 de janeiro;
  • Final 5 – 29 de janeiro;
  • Final 6 – 30 de janeiro;
  • Final 7 – 31 de janeiro;
  • Final 8 – 01 de fevereiro;
  • Final 9 – 02 de fevereiro.

Para acessar emitir o documento para pagamento, é só acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e realizar a busca por Guia de Pagamento do IPVA. Para emissão é necessário os seguintes documentos; confira:

  • Número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Esse número também é usado para o pagamento do tributo junto à rede bancária, em estados que têm esse tipo de convênio;
  • Número da placa do veículo. Pode ser solicitado apenas os últimos dígitos ou a placa completa.

IPVA

Apesar do nome do imposto, ele incide apenas sobre veículos que transitam por meio terrestre. Ou seja, carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola, ciclomotor e afins.

Há pessoas que são isentas de realizar o pagamento, estão entre elas proprietários com deficiência e condutores que tiveram seu veículo apreendido ou furtado. Para ter direito ao benefício é necessário apresentar documentação comprobatória ao Detran.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA Rio de Janeiro 2020: condições e calendário de pagamento

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA