IPVA Rio de Janeiro: entenda valores e prazos de pagamento 

O ano de 2020 está chegando e com ele vem os impostos de início do ano como o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O imposto é um documento obrigatório para quem é proprietário de qualquer veículo. Entenda as regras de funcionamento da cobrança do IPVA Rio de Janeiro. 

IPVA Rio de Janeiro: entenda valores e prazos de pagamento 
IPVA Rio de Janeiro: entenda valores e prazos de pagamento 

O pagamento desse imposto deve ser feito de acordo com o calendário do Detran do estado carioca.

No Rio de Janeiro, o valor que será pago de IPVA é calculado tendo como base o valor de venda do veículo, que é estabelecido pela tabela FIPE e também pela categoria do automóvel. A tabela FIPE é atualizada sempre no final do ano.

Leia também: Segunda via do IPVA: onde emitir o boleto

A quantia disponível na tabela indica o preço de mercado do bem, este que deve ser multiplicado por uma alíquota determinada pela Secretaria da Fazenda.

Alíquotas IPVA Rio de Janeiro

  • 0,5% para veículos de locação;
  • 1% para caminhões, táxis, automóveis movidos a gás natural ou energia elétrica;
  • 2% para ônibus, micro-ônibus e carros à álcool;
  • 3% para veículos de passeio e camionetas bicombustível;
  • 4% para automóveis de passeio e camionetas movidas à gasolina, além de carros importados.

Os cariocas poderão optar por duas opções de pagamento, a primeira é em cota única e a segunda em três parcelas mensais e consecutivas.

O licenciamento anual dos veículos de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus) exige a vistoria veicular.

Durante a vistoria da Operação Detran Seguro os agentes avaliam somente alguns itens como os pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.

Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.

O vencimento do pagamento da dívida varia conforme o final da placa dos carros. Vale lembrar que sem o IPVA pago, não é possível realizar o licenciamento do veículo. Dirigir com imposto atrasado é considerada infração gravíssima e além de uma multa o veículo pode ser apreendido.

O atraso no pagamento da dívida, também resulta em nome sujo, ou seja, será mais difícil para que a pessoa consiga crédito no mercado.

Para mais informações sobre o IPVA Rio de Janeiro, o contribuinte pode consultar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do Estado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!