Segunda via do IPVA: onde emitir o boleto

O ano de 2020 está chegando e com ele vem os impostos de início do ano como o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O imposto é um documento obrigatório para quem está dirigindo qualquer veículo. Caso o condutor perca o documento, é preciso pedir a segunda via do IPVA.

Segunda via do IPVA: onde emitir o documento
Segunda via do IPVA: onde emitir o documento

É obrigatório que o condutor tenha sempre consigo o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é renovado após o pagamento do IPVA.

Se o veículo transitar sem o licenciamento atualizado pode acarretar problemas como apreensão do veículo, multa e pontos na habilitação do condutor.

Portanto, assim que o proprietário perceber que está próximo da data de pagamento dos impostos como: IPVA, seguro DPVAT, multas, taxa para emissão de um novo CRLV. Deve quitar os débitos dentro do prazo para que não tenha problemas.

É comum que o DETRAN, responsável por fazer a fiscalização dos impostos, envie no endereço do proprietário o boleto para pagamento. Caso tenha perdido a guia, ou deseje se antecipar e imprimir o documento antes da entrega, é possível fazer esse processo na internet.

Como emitir segunda via IPVA

O primeiro passo para fazer o pedido da segunda via do IPVA, é acessar o endereço eletrônico do Detran de seu Estado, pela internet. Para fazer o pedido é preciso saber o número do Renavam e da placa do veículo. Em algumas regiões é solicitado que o proprietário crie login e senha no portal.

Automaticamente o sistema vai disponibilizar o boleto.  O valor do IPVA varia conforme o Estado em que o veículo está cadastrado. Bem como a forma de pagamento, que pode ser à vista com desconto ou parcelada, normalmente em até três cotas consecutivas.

Dirigir com IPVA atrasado é considerada infração gravíssima e além de uma multa o veículo pode ser apreendido.

O atraso também pode restringir o nome do proprietário, ou seja, será mais difícil para que a pessoa consiga empréstimos, faça financiamentos ou abra crediários.

Todas as informações sobre a segunda via do IPVA estão disponíveis no site do DETRAN. Os portais seguem a mesma ordem no endereço:

  • www.detran.sigladoestado.gov.br

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!