Bolsa Família: cartões com final 9 e 0 recebem benefício entre hoje e amanhã

Mais um pagamento do Bolsa Família liberado. Os cadastrados que tem a numeração final 9 e 0 estarão recebendo o valor do auxílio de novembro entre hoje (29) e amanhã (30), conforme o calendário do programa. Somente esse mês, o governo liberou R$ 2,5 bilhões em todo o país. Cada família vem recebendo uma média de R$191,08.

Bolsa Família: cartões com final 9 e 0 recebem benefício entre hoje e amanhã
Bolsa Família: cartões com final 9 e 0 recebem benefício entre hoje e amanhã

Para retirar a quantia é preciso ir até uma unidade da Caixa Econômica ou da Lotérica, apresentando o cartão cidadão. Apesar do prazo final deste mês cair em um sábado, será possível sacar o valor.

Quem estiver em dúvida quanto a quantia que irá receber, pode consultar o site do Bolsa Família. Por meio do cadastro individual é possível verificar as datas de pagamento, e locais mais próximos para retirar o dinheiro.

Leia também: Golpe Bolsa Família: mensagem solicita cadastro para receber 13° salário

O valor total varia de acordo com a renda mínima de cada cadastrado e pode ser aumentado a partir dos dependentes da família.

Mulheres gestantes, recém nascidos de até seis meses, crianças matriculadas nas escolas públicas e jovens em conclusão do ensino médio têm direito a benefícios adicionais.

Cartões com número final 9 podem comparecer na agência nesta sexta-feira (29). Quem tem o benefício finalizado em 0 pode receber o Bolsa Família a partir de sábado (30).

13° salário do Bolsa Família

Após concluir a liberação de novembro, o programa dará início ao pagamento equivalente ao mês de dezembro e concederá também uma 13ª parcela. O valor extra é uma medida do governo de Jair Bolsonaro, anunciada no dia 15 de outubro, e deverá se repetir nos próximos anos.

Segundo o presidente, o Ministério da Cidadania, ao liberar o recurso, deseja contribuir para que essas famílias tenham um fim de ano mais tranquilo. Ao anunciar a medida, Bolsonaro reforçou seu compromisso com aqueles que estão em situação de extrema pobreza e disse se tratar de uma prioridade na agenda do governo.

Ao todo, cerca de 13 milhões de famílias serão contempladas até o fim de dezembro. Para participar, elas precisam estar registradas no Cadastro Único (plataforma social do Governo Federal) e serem aceitas pelo comitê do programa.

A superintendente de Benefícios, Programas e Projetos Socio-assistenciais do Suas, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cristina Caputi, afirma que a liberação do pagamento impactará diretamente na economia do estado. Graças a renda extra, muitos poderão aumentar as compras de fim de ano e por contas pendentes em dia.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.