Golpe Bolsa Família: mensagem solicita cadastro para receber 13° salário

Atenção ao golpe! Está circulando uma corrente no WhatsApp com um link para cadastramento no Bolsa Família. A mensagem convida o usuário para cadastrar seus dados para que ele possa receber o 13º salário do programa. Entretanto, trata-se de uma mentira, tendo em vista que o Ministério da Cidadania não realiza chamados via redes sociais.

Golpe Bolsa Família: mensagem solicita cadastro para receber 13° salário
Golpe Bolsa Família: mensagem solicita cadastro para receber 13° salário

Ao clicar no link, o cidadão é levado para uma página onde faz algumas perguntas de cunho pessoal como renda mensal, trabalho, documentos, identidade, CPF e mais. Depois de fornecer tais respostas é criada uma nova página como uma espécie de conclusão do registro. Na sequência, o site é automaticamente disparado para os amigos online do cadastrado.

Ao saber do ocorrido, o Ministério da Cidadania reforçou que não há nenhum canal de comunicação por redes sociais para cadastro do Bolsa Familia. Os procedimentos do programa são realizados pelo Cadastro Único ou pelo próprio site do governo.

Leia também: Em dezembro Bolsa Família vai fazer dois pagamentos 

Quanto ao pagamento do benefício, foi informado que não há a necessidade de cadastro para receber o 13º. Estando já cadastrado no programa, as famílias terão direito a parcela sem precisar passar por um novo processo de triagem.

Atenção redobrada

Especialistas vêm alertando para que os cidadãos estejam atentos a tais mensagens que já acontecem repetidas vezes. Em julho deste ano, também fora criado links a respeito do Bolsa Família para que os brasileiros fornecessem seus dados.

É importante lembrar que o governo não tem controle de tais links e que o acesso aos mesmos poderá acarretar em fraudes.

Diretor de educação da SaferNet, Rodrigo Nejm explica que a melhor opção é nem mesmo abrir esses links. Segundo o especialista, muitos desses portais já podem pegar os dados do usuário de forma automática sem que ele forneça informação alguma.

Ele pontua que, caso abra o material, o indicado é não responder as perguntas e evitar que o mesmo servidor seja compartilhado para demais colegas. Por fim, alerta a necessidade da instalação de um antivírus e verificador de malware para evitar roubo de dados.

“Vale usar um antivírus e verificador de malware no celular, cuidando para usar marcas reconhecidas”, ressaltou.

Processos reais do 13º do Bolsa Família

O auxílio pago pela primeira vez em 2019 é fruto de uma medida provisória do governo de Jair Bolsonaro. Segundo o presidente, a liberação de recursos tem como objetivo ajudar milhares de famílias em situação de pobreza para que elas possam ter um fim de ano mais folgado. Seu texto explicita que todos os cadastrados terão o valor da bolsa de dezembro em dobro.

Quanto ao calendário de pagamento, a liberação varia de acordo com o Número de Identificação Social (NIS). Os grupos serão chamados a partir do dia 10.12 e terão até 23.12 para poder retirar a parcela.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.