IPTU Manaus: termina nesse sábado (30) prazo para pedir descontos no imposto

Atenção aqueles que desejarem obter descontos o pagamento do IPTU Manaus. O prazo final para o abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 é até este sábado (30). O crédito pode ser solicitado pelos moradores que registraram seu CPF em serviços pela região, por meio da emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), modelos I e II.

IPTU Manaus: termina nessa sábado (30) prazo para pedir descontos no imposto
IPTU Manaus: termina nessa sábado (30) prazo para pedir descontos no imposto

Para diminuir o valor dos impostos, os cidadãos precisaram acessar o site do Crédito IPTU Manaus e efetuar um cadastro. É preciso registrar os dados como nome, RG, CPF e demais documentos para poder concluir o login.

Na sequência, o contribuinte poderá consultar o valor de crédito disponível para ele e indicar qual o imóvel deseja ter o abatimento por meio de seu registro no governo municipal.

Leia também: IPTU 2020: qual valor do imposto? 

O Subsecretário de Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armando Simões afirma que o procedimento de cadastro é fácil e tem como objetivo otimizar a vida dos moradores.

“A consulta e o processo de indicação dos créditos são rápidos e práticos, sem a necessidade do contribuinte comparecer ao atendimento da prefeitura ou enfrentar filas”, explicou.

Tempo de duração

O valor dos descontos serão válidos por cinco anos e poderão ser destinados para mais de um imóvel. Para poder distribuir o benefício é preciso que a inscrição imobiliária esteja adimplente com o fisco municipal.

As empresas que recolheram as notas fiscais deverão gerar o ISS de cada CPF. No caso de documentos registrados no Simples Nacional e por empresas com imunidade tributária, esses não geram créditos para obtenção de descontos.

Taxa dos descontos no IPTU Manaus

Destinados para o IPTU de 2020, os descontos serão de até 50% e vão ser creditados em 20% do ISS gerado pela nota do titular. É importante lembrar que, o imóvel que vai ter o valor reajustado não necessariamente precisar está no nome do titular do CPF informado na nota final. Porém, ao efetuar a matricula no site é preciso que esse não tenha nenhum registro de débitos vencidos até o dia da indicação.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.