IPTU Manaus: termina nesse sábado (30) prazo para pedir descontos no imposto

Atenção aqueles que desejarem obter descontos o pagamento do IPTU Manaus. O prazo final para o abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 é até este sábado (30). O crédito pode ser solicitado pelos moradores que registraram seu CPF em serviços pela região, por meio da emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), modelos I e II.

IPTU Manaus: termina nessa sábado (30) prazo para pedir descontos no imposto
IPTU Manaus: termina nessa sábado (30) prazo para pedir descontos no imposto

Para diminuir o valor dos impostos, os cidadãos precisaram acessar o site do Crédito IPTU Manaus e efetuar um cadastro. É preciso registrar os dados como nome, RG, CPF e demais documentos para poder concluir o login.

Na sequência, o contribuinte poderá consultar o valor de crédito disponível para ele e indicar qual o imóvel deseja ter o abatimento por meio de seu registro no governo municipal.

Leia também: IPTU 2020: qual valor do imposto? 

O Subsecretário de Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armando Simões afirma que o procedimento de cadastro é fácil e tem como objetivo otimizar a vida dos moradores.

“A consulta e o processo de indicação dos créditos são rápidos e práticos, sem a necessidade do contribuinte comparecer ao atendimento da prefeitura ou enfrentar filas”, explicou.

Tempo de duração

O valor dos descontos serão válidos por cinco anos e poderão ser destinados para mais de um imóvel. Para poder distribuir o benefício é preciso que a inscrição imobiliária esteja adimplente com o fisco municipal.

As empresas que recolheram as notas fiscais deverão gerar o ISS de cada CPF. No caso de documentos registrados no Simples Nacional e por empresas com imunidade tributária, esses não geram créditos para obtenção de descontos.

Taxa dos descontos no IPTU Manaus

Destinados para o IPTU de 2020, os descontos serão de até 50% e vão ser creditados em 20% do ISS gerado pela nota do titular. É importante lembrar que, o imóvel que vai ter o valor reajustado não necessariamente precisar está no nome do titular do CPF informado na nota final. Porém, ao efetuar a matricula no site é preciso que esse não tenha nenhum registro de débitos vencidos até o dia da indicação.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.