IPTU 2020: qual valor do imposto? 

Nessa época de final do ano os brasileiros já começam a pensar nos impostos que terão de pagar no ano que vem, entre eles está o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Todos aqueles que possuem em seu nome um imóvel localizado na área urbana da cidade, precisarão arcar com os custos do IPTU 2020. 

IPTU 2020: qual valor do imposto? 
IPTU 2020: qual valor do imposto?

O valor do IPTU varia, já que ele é definido pelas prefeituras de cada cidade. Responsáveis por decidir a alíquota de cobrança e avaliar o valor da propriedade.

Na hora de calcular o IPTU 2020, as cidades utilizam o valor venal, que é o preço base do imóvel, considerando tamanho em m², localização, saneamento e etc. O valor é inferior ao de mercado, que é o preço de compra e venda de imóvel.

Leia também: IPTU de Curitiba: termina sábado (30) prazo para solicitar descontos

A prefeitura utiliza essa base para o cálculo, depois multiplica pela alíquota, ou seja, pelo valor do imposto estipulado pelo município. O peso das alíquotas é definido também pelos vereadores, em sessão na Câmara. E varia dependendo do tipo da propriedade, se é residencial ou comercial. 

Pagamento do IPTU 2020

O imposto pode ser quitado de duas formas, à vista ou parcelado. A melhor forma de pagamento varia de acordo com o desconto que a prefeitura vai oferecer para aqueles que quitarem a dívida à vista. 

O atraso no pagamento gera multas, que também variam conforme cada cidade. Na grande maioria dos casos, o proprietário é notificado sobre a inadimplência e recebe em casa um novo boleto. 

Em alguns municípios há regra para isenção de imposto para cidadãos como aposentados ou pensionistas do INSS. Outro fator que pode tornar o seu imóvel isento da cobrança do IPTU 2020 é o valor venal dele ser abaixo da média estabelecida pela prefeitura.

Normalmente, ao decorrer do mês de janeiro as prefeituras enviam para as casas de seu município os carnês para o pagamento do imposto. 

Porém caso o contribuinte já deseje realizar uma consulta ao valor do IPTU, basta entrar no site do seu município e procurar pela opção do imposto.

Dúvidas sobre o valor de cobrança, definição do preço do imóvel, parcelamentos e demais questões financeiras, devem ser resolvidas na Prefeitura Municipal. Há uma assistência especializada no assunto. 

O dinheiro arrecadado com o IPTU, fica para o município, que investe em obras de melhoria na cidade.