Rendimento da poupança tem taxa menor que a inflação; ainda vale a pena poupar?

A caderneta de poupança sempre foi a maior aposta do investidor brasileiro, com isso a caderneta se tornou sinônimo para a ação de poupar dinheiro. Apesar disso, será que ainda vale a pena poupar mesmo com queda no seu percentual de rendimento?

Rendimento da poupança tem taxa menor que a inflação; ainda vale a pena poupar?
Rendimento da poupança tem taxa menor que a inflação; ainda vale a pena poupar?

A queda da taxa básica de juros, denominado Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), para 5% ao ano diminuiu ainda mais o rendimento da poupança que está quase perdendo para a inflação.

Porém especialistas dizem que se você aplicou um valor na poupança até o dia 3 de maio de 2012, na denominada poupança velha, é recomendado que o dinheiro se mantenha lá.

Saiba também: Compra de imóvel realmente vale a pena? Veja o que indicam os especialistas

O cálculo de rendimento da poupança, para os depósitos que foram feitos após essa data seguem uma regra diferente, que está em vigor até hoje. Sendo assim, o rendimento da poupança velha supera o de outras opções de investimentos, como os fundos de renda fixa mais conservadores.

Em entrevista ao portal UOL, a planejadora financeira da Planejar da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, Eliana Tanabe, confirmou que outras alternativas podem render menos.

“É mais interessante manter a aplicação porque outras alternativas rendem menos. Há algumas opções que podem até render mais, mas com um pouco mais de risco”, disse Eliane.

A rentabilidade da poupança varia de acordo com a Selic, ou seja, quando a taxa está em 8,5% ou abaixo disso, a caderneta nova rende o equivalente a 70% da taxa básica. Sendo assim, todas às vezes que a taxa básica cair, o rendimento também ficará menor.

Já se a Selic está acima de 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês e 6,17% ao ano, junto com a Taxa Referencial (TR), que hoje é zerada.

A poupança velha, sempre rende 0,5% ao mês E 6,17% ao ano, junto com a TR, independente de qual for a taxa da Selic em vigor

Segundo dados do Banco Central, o saldo de contas que poupam atingiu R$ 816,4 bilhões em setembro.

As duas categorias de caderneta, a velha e a nova, não pagam impostos, com isso, são isentas de Imposto de Renda.

Vale lembrar que, aqueles que possuem saldo na modalidade velha só conseguem sacar o dinheiro uma vez que aplicações novas seguem diretamente para a categoria de poupança nova.