Compra de imóvel realmente vale a pena? Veja o que indicam os especialistas

A compra de um imóvel é uma situação delicada, já que depende de diversos fatores como tamanho da família, o local onde quer morar, perspectivas profissionais e entre outros. Alguns já tem todas essas respostas, mas ainda tem dúvida se vale a pena alugar ou fazer a compra de imóvel.

Compra de imóvel realmente vale a pena? Veja o que indicam os especialistas
Compra de imóvel realmente vale a pena? Veja o que indicam os especialistas

Quando o imóvel é seu, você pode reformar, pintar, furar, personalizar o layout, trocar as torneiras, tudo o que a criatividade mandar e o bolso permitir. Há também a tranquilidade de morar em algo que te pertence, além disso, se o preço de mercado do imóvel sobe, a valorização acompanha.

Mas alugar um imóvel também não é jogar dinheiro fora. É um contrato curto, sem algemas, fácil de entrar e sair. Além disso, não exige um investimento pesado logo de cara, a pessoa não restringe todo o dinheiro que tem naquele lugar. Fora isso, em muitos casos, o valor do aluguel subiu menos que o preço dos imóveis nos últimos anos.

Leia também: Caixa adota novos juros no financiamento imobiliário

Dependendo dos juros, há momentos em que pode ser mais lucrativo ficar no aluguel, pegar o dinheiro da compra da casa própria, pelo menos da entrada, e investir por um tempo.

Com os rendimentos que isso lhe trará, pode ser possível pagar o aluguel e ainda guardar um pouco, quem sabe para comprar um imóvel melhor um pouco mais para a frente.

O diretor financeiro do site de anúncios de imóveis, Imovelweb, Tiago Galdino Concedeu entrevista ao portal UOL sobre investimento ou compra de imóvel:

“Existe algum investimento rentável para fazer? Quanto eu vou deixar de ganhar se usar aquele dinheiro para comprar um imóvel em vez de investir? É isso o que o comprador deve se questionar”, disse Tiago Galdino.

Para saber se é melhor alugar um imóvel ou comprar a sua casa própria é fácil, basta realizar o cálculo. Primeiro é preciso pegar o preço do aluguel, dividir pelo valor do imóvel e multiplicar por 100.

Se o aluguel do apartamento custa R$3 mil e para comprar o preço vale R$550 mil, a taxa de aluguel é de 0,55% ao mês.

Se há dinheiro para comprar à vista, é só comparar as principais alternativas conservadoras de investimento, como poupança, fundos de renda fixa, CDB e tesouro direto.

Agora, se a taxa de aluguel for maior que o rendimento das aplicações, vale a pena comprar o imóvel. Se for menor, continue alugando e invista parte do dinheiro.

Caso, não tenha dinheiro para comprar o imóvel à vista, compare a taxa de aluguel com o Custo Efetivo Total do Financiamento, taxa que o banco é obrigado a informar. Se a taxa de aluguel for maior, compensa comprar um imóvel, caso seja menor, compensa alugar.

Vale lembrar também que a compra de imóvel não é apenas um investimento e sim, patrimônio.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Compra de imóvel realmente vale a pena? Veja o que indicam os especialistas

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA