IPVA atrasado na Bahia pode ser pago com 70% de desconto

Atenção baianos em débito com o IPVA. A Secretaria do Estado da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) reforça o chamado para os motoristas que desejarem pagar o imposto com descontos de até 70%. O benefício é ofertado para o pagamento do IPVA 2019 e deve ser realizado pelo próprio site da secretaria.

IPVA atrasado na Bahia pode ser pago com 70% de desconto
IPVA atrasado na Bahia pode ser pago com 70% de desconto

Aqueles que receberam uma notificação de atraso, emitida pela Sefaz, devem regulamentar a situação de modo que evite mais multas e até mesmo a perda do automóvel.

O procedimento vem sendo realizado na plataforma online da Sefaz, sem a necessidade de ir até uma central de atendimento presencial.

Leia também: Sefaz do Ceará traz descontos para o IPVA na troca por nota fiscal

O desconto deve ser ofertado para aqueles que não tenham notificação de ajuizamento da execução fiscal.

Como saber quem foi notificado?

Muitos ainda não sabem se estão em débito ou não. Nesses casos, basta consultar o www.sefaz.ba.gov.br e dirigir-se até a opção “Inspetoria eletrônica”. Nela, é preciso informar o número do Renavam do automóvel por meio da aba “Relação de notificados”.

Através das informações concedidas será possível conferir as pendências do automóvel nos registros do governo.

Quem tiver um chamado em aberto deve imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), localizado também no site. É preciso direcionar-se a  “Inspetoria Eletrônica”; em seguida em ”IPVA”; depois em “Relação de Notificados” e então em “Emissão de DAE”.

Como pagar o IPVA atrasado?

Para pagar o débito do imposto basta ir há qualquer banco. Bradesco, Caixa, Santander, Itau ou até mesmo os portais eletrônicos são autorizados a receber o valor.

No caso dos contribuintes que não tiverem sido notificados, precisarão ir a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, para encerrar a dívida por meio do número do Renavam.

É importante lembrar que, além de estar em dia com o IPVA, os motoristas precisam também realizar o pagamento da taxa de licenciamento, seguro obrigatório e eventuais multas de trânsito do Detran.

Caso haja irregularidade em alguns dos pontos citados, é possível perder a carteira e ter o automóvel confiscado. Além de acumular novas multas e juros sobre o valor original dos tributos.

Os impostos acima também podem ser pagos nas agências bancarias. É preciso estar atento aos prazos de validade e condições de pagamento de cada um, tendo em vista que são administrados por instituições diferentes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.