Calendário Bolsa Família: termina nessa semana cronograma de novembro

Desde a segunda-feira passada (18), o programa de transferência de renda tem efetuado o pagamento referente a folha de novembro, conforme indica o calendário Bolsa Família. Os depósitos serão encerrados neste sábado (30). Nas contas do mês, o governo investiu nos salários R$2,5 bilhão em todo o país, com uma renda média de R$191,08 por família.

Calendário Bolsa Família: termina nessa semana cronograma de novembro
Calendário Bolsa Família: termina nessa semana cronograma de novembro

Desde o dia 18 de novembro o benefício tem sido pago conforme definido no calendário. Iniciam o recebimento aqueles com cartão de final 1.

A transferência é feita gradativamente nos dias úteis e considerando até mesmo o sábado de cada mês, sempre nos últimos 10 dias. Finalizando os pagamentos deste mês de novembro essa semana, no sábado (30)

Leia também: Sem recursos para o 13° do Bolsa Família? Veja resposta do governo

Os titulares devem acompanhar o calendário considerando o último número do cartão. Confira o calendário Bolsa Família:

  • Final 1: 18/11;
  • Final 2: 19/11;
  • Final 3: 20/11;
  • Final 4: 21/11;
  • Final 4: 22/11;
  • Final 5: 25/11;
  • Final 6: 26/11;
  • Final 7: 27/11;
  • Final 8: 28/11;
  • Final 9: 29/11;
  • Final 0: 30/11.

Para receber basta ir até uma agência da Caixa ou casa lotérica com o cartão cidadãos em mãos. Aqueles que estiverem em dúvida quanto ao valor total ou data de pagamento podem acessar a plataforma online do Bolsa Família e conferir quando será sua vez de receber.

No Brasil, mais de 13 milhões de famílias são contempladas pelo programa. O valor varia de acordo com a realidade de cada cadastrado, sendo levado em consideração seu piso salarial, quantidade de dependentes, se há crianças, gestantes, entre outros.

Para participar é preciso se registrar no Cadastro Único (plataforma social do governo), em um ponto de atendimento da assistência social, e esperar o período de aprovação.

13° salário do Bolsa Família:

Segundo a superintendente de Benefícios, Programas e Projetos Socio-assistenciais do Suas, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cristina Caputi, a liberação do pagamento vem impactando diretamente na economia do estado.

Ela defende que por meio do 13º inúmeras famílias anteciparão as compras de fim de ano. O benefício será incluso na folha de pagamento do mês de dezembro, com início de saque no dia 10.

“O Bolsa Família faz girar a roda da economia, com o dinheiro as famílias mantêm o mercado de consumo aquecido fomentando a economia e o comércio”, explica.

A liberação do salário extra é mais uma ação do governo de Jair Bolsonaro. Enviada ao Congresso no dia 15 de outubro, a medida propôs o pagamento de uma parcela adicional ao benefício. Segundo o presidente, trata-se de ações que visam ajudar o brasileiro em situação de vulnerabilidade.

Em sua fala, ele ressaltou seu compromisso para com esse povo e disse que haverá outros projetos direcionados para pessoas de baixa renda. “Nós sabemos que pode ser até pouco para quem recebe, mas pelo que eles têm, é muito bem-vindo esse recurso”, declarou o presidente durante a assinatura da MP.

Quanto à repetição prevista para 2020, Osmar Terra, ministro da Cidadania, informou que o benefício será fixo apenas a partir do próximo ano. Será estruturado um orçamento governamental para que seja realocada a quantia necessária para a conclusão do pagamento.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.